Pesquisa no Blog

sexta-feira, 8 de maio de 2009

É POSSÍVEL NÃO SENTIR???



EQUILIBRIUM discute características da formação da sociedade e também da natureza humana.



"Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela as emoções. As formas de expressão criativa e emocional são contra a lei, sendo a violação a qualquer regulamento, a não-obediência, passível de punição com pena de morte (sem julgamento). John Preston (Christian Bale) é um Grammaton, um oficial da elite da lei, que caça e pune os “ofensores”, além de ter poder para mandar destruir qualquer obra de arte".
A convivência em sociedade é uma característica própria dos seres humanos, bem como a capacidade de sentir e expressar tais sentimentos. O filme reabre uma discussão bastante importante do ponto de vista sociológico, filosófico, psicológico e antropológico: a supervalorização da racionalidade em detrimento das emoções, dos sentimentos.
Embora o filme não tenha recebido grandes elogios da crítica, ele é bastante pertinente pelas discussões que levanta. A história se passa em um futuro diferente do qual vivemos ou esperamos; após uma terceira, e destruidora, guerra mundial. A sociedade é controlada por um regime totalitário, que obriga a população a tomar uma droga que anestesia emoções, prevenindo tensões sociais. Equilibrium explora muito a capacidade reflexiva do público através da simbologia de suas cenas, de modo a fazer analogias críticas paradoxais como, por exemplo, à maneira pela qual Adolf Hitler conduziu o holocausto. Porém, não deixa de ser um Estado totalitário tal qual o do nazismo.
Podemos perceber nitidamente a dinâmica social acontecendo através dos contatos (primários e secundários), dos processos sociais associativos (principalmente as idéias de acomodação e assimilação) e dissociativos (o conflito está sempre presente nas cenas do filme - do início ao fim). Também é perceptível a formação de agregados como a multidão e a massa (que assiste passivamente a dominação e a manipulação acontecer, anestesiada pela droga - alienação).
Embora o filme traz um desfecho, fica o questionamento a respeito da natureza humana: É possível viver sem emoções? Viver segundo as emoções não significa viver segundo os instintos? Quando a razão deve sobrepor as emoções? Será que o Direito não é uma forma racional de "pôr freios" às emoções humnas?

17 comentários:

Srta. Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Srta. Duarte disse...

É possível não ter sentimentos? Não,pois o homem desprovido destes seria um robô ou um objeto qualquer.
Acredito que os usos da razão ou dos sentimentos não se opõem, se completam. Sendo assim não existe um momento onde só usaremos a razão, ou somente a emoção.
Lembro-me da frase que traduz perfeitamente o que ocorreu no filme:
"Desprende-te de todas as impressões dos sentidos e da imaginação, e não te fies senão da razão." ( René Descartes )
E como Pascal diz:
"Dois excessos: excluir a razão e admitir apenas a razão."

Anônimo disse...

O filme, demonstra que nos seres somos repletos de sentimentos, e devido as guerras já acontecidas no passado, usam uma crença que a sociedade se fracassou devido as emoções E com medo de acontecer outra guerra e outros conflitos, fizeram que a sociedade tomava a droga chamada prozium o qual nivela as emoções fazendo, que a sociedade não fracassasse devido suas emoções.
Se não tivéssemos sentimento, qual o sentido de vir ao mundo? O filme nos esclarece e tira algumas duvidas, que nos seres humanos viemos ao mundo, com um intuito de fazer o bem, amar o próximo, Se nos seres humanos fosse sem sentimento, não teríamos escritores, pintores, não podíamos expressar nossos sentimentos. Seriamos sim terroristas que mata as pessoas por prazer, sem compaixão ao próximo ambicioso.

Aluno: Lucas dos Santos silva
Curso: Direito
Disciplina: Sociologia
Termo: 1º Turma: B

Andre Siqueira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andre Siqueira disse...

O filme Equelibrium "Cuja tarefa é buscar a verdadeira fonte de desumanidade do homen, sua capacidade de sentir"
Retrata a eliminação do sentimento, buscando a igualdade na sociedade. A unica maneira de eliminar o sentimento é eliminando o contato social primário.
Impossivel a vivência sem o contato primario, é atraves dele que temos contatos com mais afetividade, mais emotividade, mais aprofundidade, trocas de experiencias, regras, liberdade, subsistencia, evolução social, autonomia, estabilidade emocional, linguagem.
A convivência é um fator importante para o ser humano, de modo que não há ser humano sem convivência. O contato social esta na origem da vida na sociedade, é o primeiro passo para qualquer associação humana.

*É possivel não sentir???
*É impossivel não sentir!!!, Impossivel viver sem emoções.
"Não somos responsáveis pelas emoções, mas sim do que fazemos com as emoções." (Jorge Bucay).

Grazielli disse...

Adoreii o filme... eu achei muito interessante, pois podemos perceber que o ser humano sem sentimento ele não é um ser humano...ele parece mais uma "maquina" de segue a lei que é criada pelo "pai" como diz o filme, e como alguns não assimila eles ficam excluidos. Muito Interessante

Anônimo disse...

Nos cidadaos não temos como não sentir isso vem da nossa natureza como pessoa seja qual for o tipo de sentimento. É um instinto do ser humano e um direito seu como pesssoa,
Curso;Direito Termo;1°B

Anônimo disse...

Nos como pessos nao tem como nao sentirmos porque esta no natural de cada pessoa seja qual for o tipo de sentimento e o natural de cada um como ser humano,
Curso;Direito Termo;1°B
Natanael

MARCOS AURÉIO M. 1° B, DIREITO disse...

O homem não pode viver sem emoções, pois se assim vivermos, sem sentir emoções, nós não seriamos nem mesmo um animal, (pois até mesmos os animais irracionais sente emoções), seriamos “maquinas”. Mesmo assim sendo nós uma “maquina”, pois uma maquina funciona por meios comandos, portanto precisaríamos de alguém para nos controlar, no qual esse alguém precisaria sentir emoções, pois se este não sentir emoções não tem como ele controla uma maquina, portando vemos que não há como ter pessoas sem sentimentos. Concluindo, na verdade os sentimentos emocionais tem uma importância “vital” para a sociedade humana, até porque se não sentirmos emoções a família, os amigos, o trabalho, o lazer... ,ou seja, a “VIDA NÃO TERIA SENTIDO” .

vanderlei 1º B disse...

O filme foi muito emocionante mas nós humanos somos impossíveis viver sem sentimentos, já existe máquinas e robôs que ajudam a fazer nosso serviço do dia a dia, porém essas máquinas não tem sentimentos são controlados pelo próprio homem. Se não tivermos sentimentos jamais conseguiremos viver neste mundo, a vida não sentido.

Unknown disse...

Gostei muito do filme, bem interessante.. Pois até quando está sobre o domínio, onde não havia sentimento o ser humano consegue desenvolver a critica, consegue ver o quanto sentir é importante, e tenta assim revolucionar tudo o que foi pregado, lutando pelos seus princípios.

GRACIELY CUENETE SILVA - FAPE 1°B disse...

O filme, serve para analisar o perfil de uma sociedade dando importância a resolução dos problemas que com a mesma existem, que são os conflitos que a legislação muitos vezes torna-se falha em resolver. Onde o filme em seu diagnóstico coloca como solução destes problemas em exterminar com os sentimentos, seja de qual tipos for, mas todos nós sabemos que os individuos não poderiam não ter sentimento.

Unknown disse...

Este filme representa o que o ser humano tem de algo além da sabedoria plena! Um filme que trás a ficção à realidade corporada a sociedade em que vivemos!
Achei muito bom, pois é uma idéia super original e devastadoramente inédita; muitos o comparam com matrix, mas são completamente diferentes, equilibrium nos traz uma idéia mais aproximada da realidade (aproximada, não real !)e consequentemente mais envolvente e cabível dentro de uma proximidade com a realidade, oque faz com que o espectador se relacione mais profundamente e facilmente com a sua necessidade de relacionar a sua imagem com os personagens do filme."

Unknown disse...

Impossível seria para o homem viver sem sentimentos, uma vez que fazem parte do perfil humano. Por outro lado, há que se balancear as manifestações da razão e da emoção para que se tenha uma vida equilibrada. Aquele que orientar sua conduta baseando-se somente nas emoções ou exclusivamente na razão provavelmente terá dificuldades. Quanto ao fato de o Direito estancamento das emoções humanas, não creio que seja verdade. O que faz o direito é na verdade proteger a ordem e o equilíbrio, para que possamos viver em comunhão pacífica, manifestando nossas emoções sem invadir a privacidade alheia, sem desrespeitar o direito do outro.

Unknown disse...

Impossivel viver sem sentimentos , pois são eles que dão sentido à vida. Para que viver se não for para amar, para nos emocionarmos , chorarmos abraçados, não teria sentido , seríamos apenas mais uma máquina.
Fernanda Françacasofinbe

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Não assisti ao filme, mais pelo texto posso te afirmar que não tem como o ser humano viver sem emoções, sentimentos.Nós fomos feitos com o objetivo de amar, respeitar, sabemos que nem todos tem todos os adjetivos mais que sentimentos sejam eles ruins ou bons todos temos, os nossos contatos primários nos ensinam a sermos afetivos uns com os outros, pois ao contrário seriamos "maquinas". Podemos ter caracteristicas de competicao, conflito,mas sempre na maioria das vezes usando a razão e tendo limites.Toda razão tem emoção.

Estela Cristina da Silva
Curso: Secretariado Executivo
Termo: 1º

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG