Pesquisa no Blog

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O FUTURO COMEÇA AGORA




Quem nunca parou um instante sequer e planejou o seu futuro? Esta é uma característica inerente ao ser humano: projetar-se no mundo. Também, quando planejamos, muitas vezes não temos a imaginação de pensar como será nossa vida diante das evoluções tecnológicas. Claro que a indústria cinematográfica cumpre esse papel por nós, é só olhar as diversas obras de ficção que trabalha com o imaginário futurista do público em geral: desde a dominação da Terra por alienígenas, passando pela desolação ambiental do planeta, até a convivência rotineira com andróides e nanotecnologias implantadas nas casas, nos carros, nas roupas e até no próprio corpo.
O avanço das tecnologias em nossa sociedade, de modo geral, tem causado questionamento, no mínimo paradoxal. Ao mesmo tempo é uma conquista dos cientistas que auxilia na cura de doenças, acessibilidade para portadores de deficiências (como as próteses, por exemplo), e outros recursos que vêm tornar ainda mais prática nossa rotina diária, mas, tem se tornado (muitas vezes) uma arma contra o próprio homem, tornando-o seu escravo, causando desemprego, afastando as pessoas dos relacionamentos sociais, impactos ambientais, cobiça etc. O que fazer diante dessa situação? Pode uma sociedade viver sem as tecnologias? Devemos abrir mão dos avanços tecnológicos? O podemos fazer para minimizar os impactos negativos da influência tecnológica em nossas vidas? Enfim... alguns questionamentos! Abaixo um texto para nos auxiliar a pensar estas e outras questões. Pensar a Sociedade atual sem esquecer do amanhã 01/04/2009 - 15:40 - Agência Estado - Por Bruno Galo e Juliana Rocha São Paulo
William Gibson, autor do clássico "Neuromancer", que fundou o gênero cyberpunk, sempre esteve atento às mudanças em nosso mundo. Ele notou - não por acaso em uma entrevista dada em 1999 - que o futuro havia chegado. "Apenas não está igualmente distribuído". Enquanto a distribuição à qual ele se refere continua em processo dez anos após sua declaração, Gibson leva à excelência o papel da ficção científica de tornar inteligível não só o futuro, mas, especialmente, o presente.
Em seu último livro, "Spook Country", ele imagina um mundo onde uma nova arte mistura o real e o virtual e reflete sobre a disseminação das tecnologias sem fio. Familiar? "Especular sobre a realidade é sempre desafiador, pois o cotidiano nos arrasta para formas fixas de pensamento", afirmou o escritor e pesquisador de ficção científica Roberto Causo. "Embora desde a chegada do homem à Lua se diga que a ficção científica morreu, ela não é definida pelas novidades tecnológicas. Onde houver criatividade pujante, haverá ficção.
Além de servir como paródia ou metáfora da realidade humana e seu desenrolar possível, a ficção científica também tem a nobre função de inspirar. "É muitas vezes ela quem mostra os caminhos para a ciência seguir", disse a pesquisadora da Universidade Católica de Pelotas Raquel Recuero. FUTURO APOCALÍPTICO? - Coincidência ou não, o fato é que o filósofo e pensador do futuro tecnológico da humanidade Nick Bostrom, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, trabalha com a possibilidade de um dia criarmos máquinas que tenham consciência.
Perguntado sobre a ameaça que máquinas inteligentes representariam, ele afirmou que "quando e se isso acontecer, existirá um grande risco inerente para os humanos. Tudo dependerá da nossa habilidade em conceber as sementes da inteligência artificial de tal forma que elas permaneçam favoráveis aos nossos interesses". Bostrom se alinha a uma corrente de gurus que prega o aperfeiçoamento humano através da tecnologia. Kurzweil é até mais radical do que Bostrom. Ele defende que no futuro remédios serão compostos por espécies de robôs inteligentes capazes de reparar o DNA, impedir o processo de envelhecimento e até copiar a memória de uma pessoa para um outro suporte.Assim, caso haja um acidente com o nosso corpo, por exemplo, teríamos um "back-up" e viveríamos em um corpo robótico, uma simulação ou saiba lá que outra alternativa, para sempre. (Texto adaptado).

17 comentários:

Srta. Duarte disse...

A bíblia já prediz o avanço tecnológico em Daniel cap.12 vers.4, “até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Em outras traduções diz “a ciência se multiplicará”
Tudo isso é um resultado da evolução humana, da qual Deus capacitou de sabedoria os humanos para desenvolverem as mais diversificadas e complexas espécies de tecnologias.
Não é possível prever como serão no futuro as invenções da tecnologia. Mas pelo que vemos já dá pra se ter uma ideia.

Anônimo disse...

O Futuro começa Agora? Acredito que o futuro começou desde a evolução dos seres humanos, a descoberta do fogo, a formação de pequenos grupos, as maquinas, computadores, etc. tudo isso contribuiu para o futuro, acredito que nos seres humanos temos que nos adequarmos com as novidades tecnológicas. Desde que não contribuímos com a destruição da natureza e do homem, mas sim para o bem comum de todos (melhoria para a convivência humana cura de doenças, etc).

Nome: Lucas
Curso: Direito – 1º termo B
FAPE

Irene Medeiros disse...

O futuro começa aqui com o avanço das ciências. A civilizações evoloiu de um eatágio primitivo para uma sociedade global. No campo do poder atingimos um status de quase divindade que nem mesmo a ficção científica foi capaz de prever.
No campo espiritual nosso desenvolvimento foi mediocre e pouco avançamos em relações as sociedades tribais.
O futuro é sinomimo de tecnologia, so não temos certeza se esta realmente satisfaz a sociedade pois com tanta tecnologia ainda existe pessoas morrendo de fome.

Grazielli disse...

Com o filme "Eu, robô" você começa a ter uma ideia do que seria essas tecnologias pois provoca medo em nós, que a cada dia nos tornamos mais escravos da tecnologia.

Anônimo disse...

"o futuro começa agora" eu acredito que o futuro começou desde que o mundo é mundo, só cabe a nós adequarmos com a evoluçao. devemos as vezes olharmos ao nosso redor e ver que com o passar do tempo muitas coisas foram evoluindo e o homem é o responsavel por tudo isso com o surgimento da ciencia experimental tecnologia,computadores etc...
Portanto o individuo precisa estar em todo o momento preparado para acompanhar essas novas evoluçoes e aceita pq só vem para contribuir cada vez mais.
O conhecimento é eficaz na vida do ser humano e com o passar do tempo muitas coisas se multiplicará.
devemos contribuir desde que seja para o nosso beneficio.


Aluna: Vanda Rocha Alvarenga
Curso; Direito 1°B

Rafaela Cristina disse...

Acredito que o futuro não comeca agora!E sim comecou a muito tempo atrás quando surgiu o fogo, as ferramentas ( os sinais da evolução).
Pode ser que existam pessoas que estão acordando agora e vendo que tudo esta evoluindo, algumas para a melhoria da sociedade outras não!
O futuro ja comecou a muito tempo!!
É necessario que as pessoas abrem os olhos e encherguem as coisas da maneira que realmente é!

Estefania disse...

Eu acredito que não exista "futuro"porque a sociedade esta evoluindo cada dia mais.A cada dia são novas descobertas,nós estamos evoluindo muito daqui 10 anos iremos ter outra sociedade muito mais evoluinda nos dias de hoje.
Não sei quais serão as mudanças que iram ocorrem mas acredito que o futro é o dia que vivemos.

nome:Estefania Portela
1ºTermo"b"de direito

vanderlei 1º B disse...

Desde do início do mundo já havia presente passado e futuro, porém poucos pensam no futuro só imagina o dia presente e comenta o passado. "Jesus Cristo" foi o único homem a andar pela terra que planejou o futuro, o homem faz muitos planos para o futuro mas não sabe se alcança até aquela data marcada pois "Jesus" sabe de tudo desde o começo.

MARCOS A. M. 1° B, DIREITO disse...

MARCOS A. M. 1°B DIREITO
Hoje estamos habituados à comodidade e facilidade que a tecnologia nos fornece, portanto digo que é muito difícil vivermos sem tecnologia. O que temos a fazer hoje para que no futuro a tecnologia não nos traia, ou seja, não nos prejudique é fazer com que todos os governantes do mundo estabeleçam limites para os inventos tecnológicos, pois se fizermos isso estaremos assegurando com que nossos tataranetos tenham empregos, contatos sociais primários, possam beber água e nadar em rios, se expor ao sol, e ver outras comodidades que ainda podemos ver, portanto “TEMOS QUE FAZER ISSO HOJE, PORQUE A TECNOLOGIA ESTA AVANÇANDO RAPIDO DE MAIS”

Anônimo disse...

Muitas pessoas hoje estão acostumadas, com a tecnológia e até podemos dizer que não sabemos como será daqui a alguns anos porque do jeito que a tecnológia está se desenvolvendo mas temos que lutar com o propósito que queremos para nosso futuro.
Natanael Curso;Direito Termo;1°B

Unknown disse...

O nosso futuro é daqui alguns anos, nós somos o futuro da geração passada, e a evolução sempre fez parte desse processo. A tecnologia nos trouxe mais possibilidade de vida do que de morte. Claro que o ser humano tem que usar essa inteligência para nossos interesses, e usar essa capacidade de criar enquanto nos fornecer melhorias.

Anônimo disse...

Acredito que o futuro já começou a muito tempo desde que o mundo é mundo,a tecnologia esta muito avançada e com o passar dos anos avança cada vez mais,sempre em busca de melhorias para os seres humanos.

Wélida Lopes disse...

Acredito que o futuro já começou a muito tempo desde que o mundo é mundo,a tecnologia esta muito avançada e com o passar dos anos avança cada vez mais,sempre em busca de melhorias para os seres humanos.

GRACIELY CUENETE SILVA - FAPE 1°B disse...

Em "O FUTURO COMEÇA AGORA", o que se afirma é que as tecnologias estão trocando gente por máquinas, resultado pelo alto índice de desemprego, mas também trouxe os avanços na medicinas, melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas, onde possuíam limitações e viviam isoladas ou dentro de hospitais.
Também podemos citar as falidades que nos proporciona em pagar nossa contas em casa, agilidade em várias áreas de negócios (banco,correios, hotéis, e outros), mas como tudo não é perfeito as vezes nos deparamos com bancos abertos mas não está em funcionamento o que houvimos "o sistema está fora do ar", logo criticamos que o mundo sem tecnologia para!!?????? Será está é uma pergunta que me faço sempre........

Unknown disse...

O futuro começa agora...Evitar o avanço da tecnologia é impossível. Depender dos benefícios que ele trará é inevitável. Amenizar os efeitos maléficos advindos de tal avanço é essencial. A grande questão está em como fazê-lo, uma vez que parecem ser um mal necessário, pois a mesma tecnologia que salva vidas serve para matar, a mesma máquina que facilita a vida do homem no cotidiano, um caixa automático, por exemplo, tira o emprego de tantos outros. A chave para o sucesso na tarefa de diminuir as mazelas geradas pelo progresso tecnológico parece estar numa simples palavra: ética. Dotado desta, o homem saberá fazer bom uso daquilo que foi criado para o seu bem, convivendo pacificamente com a tecnologia.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Futuro começa agora???O futuro já começou, começou desde as primeiras melhorias, descobertas,e depois da evolução de computadores, internet, nosso futuro está cada vez mais presente, essa interatividade está fazendo com que recursos impensáveis venham a acontecer,o que muitas vezes me preocupa, pois tira muito sustento e as vezes me deparo a pensar como conviver com robos ou como robos....é estranho,mas um processo de evolução devido a muita informação, muita pesquisa.Espero que saibamos lidar com toda essa tecnologia.

Estela Cristina da Silva
Curso: Secretariado Executivo
1º termo

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG