Pesquisa no Blog

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ANTIGO, MAS ATUAL


Infelismente, não tivemos tempo para assistir um clássico como Tempos Modernos - de Charles Chaplin... A nossa intenção era fazer uma análise das teorias de Karl Marx, ilustradas pela preciosíssima obra deste dramaturgo.
Ao contrário do que tenho percebido, há em torno desta e de outras obras deste gênero, um preconceito muito grande. Quando aviso que vamos assistir Chaplin, sempre ouço um ou outro comentário "Ai, ninguém merece assistir filme preto e branco e ainda por cima mudo", "O que é que tem a ver assistir filme de comédia dentro da disciplina de Sociologia", e outros comentários mais.
Confesso que dá vontade de justificar e explicar os "porquês", mas deixo que o próprio filme fale por si próprio. No final percebo que as pessoas se emocionam com a riqueza, com a beleza e, sobretudo com a crítica contida nesta obra.
Enfim, gostaria de, mais uma vez, recomendá-lo a todos que ainda não tiveram a oportunidade de ver... Junte a turma na sala (é um ótimo filme para assistir com a família) Pipoca é im prescindível (rs) e boa sessão.
Ao lado, algumas outras sugestões de filmes do Chales Chaplin.

6 comentários:

Unknown disse...

Charles Chaplin é a melhor ferramenta que o cinema já teve em mãos, me deculpem o clichê, mas falarei mesmo assim, um homem que sempre esteve a frente de seu tempo. A maior mente de todos os tempos na história do cinema, e sua obra "Tempos Modernos" não poderia ser diferente, obra-prima sublime, cinema de muita, mas muita qualidade mesmo!!! Genial. Chaplin, você foi e será sempre o melhor!!!

Unknown disse...

Tempos modernos

O filme de Chaplin remete-nos a um passado bastante presente, já que a realidade retratada nesse clássico não se alterou, apenas evoluiu para pior. As mazelas que atingiam a classe operária, as longas horas de trabalho, os salário achatado, a exploração, condições inadequadas para realização do trabalho, desemprego, tudo isso é bastante atual, e com mais intensidade nos dias de hoje, uma vez que a população cresceu bastante. A urbanização e a industrialização trouxeram para o homem desafios que ele não foi capaz de vencer. Parece que o homem do campo, acostumado ao trabalho de subsistência não estava preparado para enfrentar a mecanização da lavoura, e nem o artesão para enfrentar a automação industrial, o que gerou grande número de desempregados, que foram expelidos para os centro s urbanos e tiveram de suportar todos os tipos de sofrimento. O que é mais assustador nisso tudo é saber que esse processo é irreversível. As poucas conquistas na área trabalhista sofrem ameaças quando representantes da classe patronal são eleitos para o congresso e lutam pela flexibilização das leis trabalhistas, alegando que estas impedem o desenvolvimento da nação. E o resultado disso tudo está estampado nos jornais, como noticiado ontem, 18 de junho de 2009, que em 2010 o mundo terá mais de 1 bilhão de famintos. Triste.

avieira disse...

PARA falar ou escrever sobre CHARLES CHAPLIN e muito gratificante.Antigo mais atual,mas podemos observar ,que nos primordios existia a constante busca para a perfeiçao e o dominio sobre as maquinas.Podemos observar as grandes jornadas de trabalho,e a desigualdade trabalhista e a exploraçao patronal.Nao podemos esquecer do preconceito que mesmo"preto e branco"ja existia.As violencias policiais e a desigualdade social.A busca pela perfeiçao da tecnologia e o avanço da ciencia e politica social.
. FRASE DE CHARLES CHAPLIN "se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer ,verdades teria ouvido verdade que teimo em dizer brincando. Falei muitas vezes como um palhaço,Mas jamais duvidei da sinceridade da plateia que sorria!

Anônimo disse...

CHARLES CHAPLIN... e seus classicos, sinceramente me recordo de um deles que foi um trecho que o Professor Luiz Fernando passou em uma palestra e que realmente me desperto um interesse maior por ele "com a riqueza, com a beleza e, sobretudo com a crítica contida na obra".

Grazielli Oliveira

Anônimo disse...

Sou Fã n°1 , pois além de aprender com Charlie Chaplin em suas teorias sobre a forma de lutarmos em busca de nossos ideais, ele é sempre dinamico, nunca se deixa levar pela tristeza ou derrota e é isso que conta na vida de um verdadeiro profissional.
A vontade de vencer mesmo perdendo alguma vez.

Aluna:Dayane Moura
Termo:2°B
Curso:Direito

Srta. Duarte disse...

Assisti uma parte de "Tempos Modernos" no you tube mesmo. E vi o quanto era desumano o tratamento patrão-operário, a longa carga horária, resultantes da falta de meios de produção do proletariado como diz Karl Marx. Hoje, temos os direitos trabalhistas que protegem o empregado, e temo eles, não porque acreditamos ter. Mas sim, porque um dia alguém RECONHECEU esses direitos. E vendo o filme, foi possível pensar assim.

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG