A décima primeira edição da revista Saber Acadêmico traz, entre outros, um novo artigo que publiquei, resultado de pesquisas bibliográficas que tenho feito no mestrado.
Sob o título FILÓSOFO VERSUS PROFESSOR DE FILOSOFIA – O ENSINO DA FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES FILÓSOFOS, o artigo traz à discussão o ensino de Filosofia no Ensino Médio após a homologação do Parecer CNE/CEB nº 38/2006 que assegura a inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia como componentes curriculares obrigatórios.
Tal medida trouxe consigo a necessidade de uma discussão mais aprofundada acerca da natureza da Filosofia e do que se pode esperar dela enquanto disciplina obrigatória para o Ensino Médio.
Outro problema discutido neste trabalho está ligado à identidade do professor de Filosofia, que, na maioria das vezes não se sente filósofo, mas alguém que reproduz os conhecimentos produzidos pelos filósofos, porque crê que o verdadeiro filósofo é aquele que está nas grandes universidades pesquisando. Existe, de fato esta dicotomia professor-filósofo?
Para conferir o artigo na íntegra, acesse o link clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário