Pesquisa no Blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIA DO DESAFIO AGITA FAPEPE


Por Flávia Arenales


Estudantes de todos os cursos da Faculdade de Presidente Prudente, além de professores e funcionários da instituição educacional participaram em 30 de maio do Dia do Desafio.
A ação, liderada pelos alunos do curso de Educação Física, faz parte de uma campanha anual realizada com o propósito de incentivar a prática cotidiana de atividades físicas e esportivas.
Na oportunidade, o grupo participou de alongamento, ginástica aeróbica, dança do ventre e simulações de lutas de capoeira e muay thai
Segundo o coordenador do curso, Eduardo Campos, o Dia do Desafio é uma alerta contra o sedentarismo. ”O grande objetivo do evento é promover e estimular a prática de hábitos saudáveis em toda a população”, expõe.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.
Este ano, Presidente Prudente concorre com a cidade de Macaé, no Rio de Janeiro.

Em alusão ao Dia do Desafio, evento que ocorre anualmente e mundialmente em todas às últimas quartas-feiras do mês de maio, Presidente Prudente participa da data com a mobilização dos órgãos municipais e demais entidades da cidade. A exemplo disso, nesta quarta-feira (30/05) cerca de 50 funcionários que atuam no prédio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) começaram o dia com atividades de alongamento e caminhadas. Conforme a educadora de saúde da Seduc, Selma Martin, a orientação de praticar exercícios neste dia se estende a todas escolas municipais, órgãos de saúde e demais setores. “A intenção é sensibilizar as pessoas para que elas possam incluir atividades físicas no seu cotidiano para gerar mais qualidade de vida à população”, explica.
A iniciativa tem como objetivo envolver os que os mais de 16 mil alunos das mais de 50 unidades educacionais, para que até o fim do dia algum tipo de atividade. Para isso, as direções de todas as escolas foram orientadas a desenvolver atividades físicas nesta quarta-feira em alusão ao Dia do Desafio. A orientação é que sejam feitos pelo menos 30 minutos de exercícios para garantir mais qualidade de vida à população. Por isso, todas as escolas envolvidas devem registrar as ações através de fotos e cadastrar no site do evento conhecido como ‘Challenge Day’.
A mobilização mundial envolve pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o número oficial de habitantes do município. A competição é apenas estímulo à participação, mas quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Presidente Prudente tem 207.610 habitantes e enfrenta a cidade de Macaé do Estado Rio de Janeiro, que tem 206.748 habitantes.
Na empreitada que chega a 18ª edição, a Prefeitura de Prudente é parceira do Sesc Thermas de Presidente Prudente, que coordena as ações em pelo menos 65 cidades da região. 
Postar um comentário

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG