O Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, lançou nesta última quarta-feira (31) uma Cartilha sobre o consumismo infantil (click ni link para baixar o arquivo).
Este material traz dados e dicas orientando os pais e educadores a enfrentar o problema do apelo consumista de nossa sociedade pós-moderna, sobretudo com relação à nossas crianças.
Em muitos países da América do Norte e da Europa Ocidental, a legislação que regulamenta a publicidade para o público infantil é muito rigorosa, impondo determinações de horário e tempo em que serão veiculadas as propagandas para as crianças, quando não são proibidas.
No Brasil existe a preocupaçâo (?) com essa temática, porém, a legislação ainda é muito permissiva. A confecção da cartilha, se propõe discutir e orientar os pais e os educadores (que são vistos como responsáveis pelas crianças), entretanto se faz necessárias medidas mais restritivas às ações dos publicitários quanto ao público infantil.
Não acho que procurar culpados em nossa sociedade possa ser de grande valia para agirmos de mnodo mais eficaz, mas penso que devemos substituir essa denominação (culpa) pela "responsabilidade". Quem são os responsáveis pelas crianças hoje? Os pais e a escola... muitos responderão. Mas e as mídias?
Dados recentes (2011) revelados pelo IBOPE, mostram que as crianças brasileiras são as que mais assistem televisão (média de 5h por dia). Não dá para isentar aqueles que planejam as programações televisivas, inclusive os publicitários, da responsabilidade pela infância.
Assista a chamada para o documentário "CRIANÇA: ALMA DO NEGÓCIO". O doc está disponível na íntegra no you tube.
.
2 comentários:
A mídia tem influenciado de forma negativa sobre as crianças nos dias de hoje,para conquista-las são feitas propagandas de produtos com imagens,cores e musicas chamativas que atraem a atenção das crianças e também dos pais que convencidos pelos seus filhos acabam comprando e desde pequenos as crianças já se tornam grandes consumidores,pois a cada dia são lançados novos produtos.
Mais uma vez, a mídia influenciando novamente, não importa como, com propagandas ou qualquer outra forma, a mídia nos influencia e acaba influenciando quem estar ao nosso redor, e como sempre, aprendemos a ser consumidores desde pequenos.
Postar um comentário