Pesquisa no Blog

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

UMA FÊNIX EM SANTA MARIA (OU O QUE DEVE RENASCER DAS CINZAS DE SANTA MARIA)

Fênix é uma ave da mitologia grega que, antes de morrer entrava em um estágio de auto combustão e, após algum tempo de  sua morte, renascia das próprias cinzas. As estórias míticas nos contam que a fênix é uma das aves de maior longevidade, podendo atingir um ciclo de vida de mais de 97 mil anos.
Mas não é dessa fênix que me refiro hoje, e sim daquela que pode e deve renascer das cinzas provocadas pelo incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrido na madrugada do último dia 27.
É inenarrável o sentimento que moveu muitos brasileiros voluntários no auxílio aos amigos das mais de duzentas vítimas.
O que pode renascer das cinzas de Santa Maria? Inegavelmente renasce, não só lá na cidade de Santa Maria, mas em todo lugar, no Brasil e no mundo (o caso teve repercussões internacionais): a solidariedade.
As redes sociais a todo momento era ferramenta de transmissão de novas informações, mas sobretudo, um arauto conclamando os internautas a se manifestarem por meio de mensagens de conforto, de revolta, de respeito, também, convocando e organizando passeatas e homenagens às vítimas, familiares e amigos.
O que deve renascer das cinzas de Santa Maria? Não só a discussão, mas também a responsabilização daqueles que provocaram tal desastre. Quando falo de responsabilização, penso na correta investigação e apuração do caso, que vai desde os dirigentes da boate, os músicos, os seguranças até o setor público.
Nos noticiários que acompanhei, o foco está em culpabilizar os "peixes pequenos" (os dirigentes do estabelecimento e os componentes da banda), não quero dizer que se deva isentá-los da investigação. Mas eu me pergunto: nós estamos nos referindo à legislação ou apenas bom senso? De onde saiu o alvará de licença e funcionamento deste estabelecimento? Quem emitiu laudo de segurança e incêndio? Quem fiscalizou o estabelecimento garantindo salubridade para funcionamento?
Infelizmente a vida de todas essas pessoas não vão renascer dos escombros e fumaça... Mas que renasça o desejo ardente de se fazer do Brasil um país com leis que são observadas e fiscalizadas. Que renasça o desejo ardente de lutar contra esse tal "jeitinho brasileiro" que tudo resolve em detrimento da ética e do amor ao próximo!
 
 
"ANEXÉTASTOS BÍOS OÙ BIOTÒS ANTHRÓPOI". (Sócrates - filósofo grego)
"Uma vida sem reflexão não merece ser vivida".
 
Postar um comentário

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG