Pesquisa no Blog

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

LEGISLAÇÃO E ÉTICA - CASOS

Queridos alunos, segue o caso que comentei na aula passada, comentem levando em consideração o que já discutimos. Também o link do primeiro texto que vamos trabalhar em sala. Boa leitura!!!
 
O caso exposto, trata-se de uma postura ética (ou antiética), moral (ou imoral) ou ético-moral (ou antiético e imoral)???
Quando um fato totalmente cultural, específico de um povo deve ser considerado ético? Pensemos!!
!



A HISTÓRIA OCULTA DO MUNDO ISLÂMICO: A PEDOFILIA DO HAMAS(Mariana Leão - repórter da rede Record de Televisão)
Recebi por e-mail (Clique no link para ler o e-mail na íntegra) uma das histórias mais SÓRDIDAS de abuso infantil, torturas e sodomização do planeta, vinda do fundo dos esgotos de Gaza: os casamentos pedófilos do Hamas, que envolvem até crianças de 4 anos. Tudo com a devida autorização da lei do islamismo radical. A denúncia é do Phd Paul L. Williams e está publicada no blog thelastcrusade.org. Um evento de gala ocorreu em Gaza. O Hamas foi o patrocinador de um casamento em massa para 450 casais. A maioria dos noivos estava na casa dos 25 aos 30 anos; a maioria das noivas tinham menos de dez anos.
Grandes dignatários muçulmanos, incluindo Mahmud Zahar, um líder do Hamas foram pessoalmente cumprimentar os casais que fizeram parte desta cerimônia tão cuidadosamente planejada.
"Nós estamos felizes em dizer à América que ela não pode nos negar alegria e felicidade", Zahar falou aos noivos, todos eles vestidos em ternos pretos idênticos e pertencentes ao vizinho campo de refugiados de Jabalia. Cada noivo recebeu 500 dólares de presente do Hamas.
As garotas na pré-puberdade (pré-puberdade?????), que estavam vestidas de branco e adornadas com maquiagem excessiva, receberam bouquets de noiva.
"Nós estamos oferecendo este casamento como um presente para o nosso povo que segue firme diante do cerco e da guerra", discursou o homem forte do Hamas no local, Ibrahim Salaf.
Noivas de 4 a 10 anos e presentes de $500
O Centro Internacional Para Pesquisas Sobre Mulheres estima agora que existam 51 milhões de noivas infantis vivendo no planeta e quase todas em países muçulmanos.
Quase 30% destas pequenas noivas apanham regularmente e são molestadas por seus maridos no Egito; mais de 26% sofrem abuso similar na Jordânia.
Todo ano, três milhões de garotas muçulmanas são submetidas a mutilações genitais, de acordo com a UNICEF. A prática ainda não foi proibida em muitos lugares da América.

Segue outras fotos da cerimônia




20 comentários:

Val disse...

Pelo que vemos até agora, diria que esta é uma conduta antiética e imoral.Já que faz parte da atitude de um grupo mas que inflige as normas da sociedade de usar o bom senso.
Além disso é um completo absurdo, não se fala nos direitos humanos para crianças??? Se nós aos vinte e tantos não estamos prontos para casamento muitas vezes, imagine essas pequenas que nem tem conhecimento do sexo. Se trata ao meu ver de escravas mirins, a vida lhes é arrancada antes mesmo de saber o que é ter uma. Pior é que ninguém faz nada, essas pobres infelizes podem esperar o que???? Fiquei realmente impressionada, tão distante de nós que chega a ser invisivel aos nossos olhos.

Frank Medeiros Jornalismo disse...

Com certeza, com esse evento a cultura islãmica que tem como livro de estudo religioso o alcorão está totalmente contraditório, pois no alcorão diz:
- Mulheres são obrigadas encontrar uma pessoa para se casar após a primeira menstruação, comprovando de fato ser um ser humano capaz de ter herdeiros.
Este método que está sendo utilizado é crime em qualquer religião.
Ibrahim Salaf, está alterando os mandamentos de Ala e das escritas do alcorão conhedas pelo mundo todo como uma das religiões mais severas. É uma atitude moral, porque estudos em sala de aula aprendemos que é errado ser ético sem pensar no conjunto da sociedade. Pois com certeza algumas pessoas não concordaram com essa decisão.
Já nós brasileiros e jornalistas temos que estudar as diversas culturas que o mundo tem, mesmo sendo errado para nossas próprias idéias.


Se algo que escrevi estiver errado por favor me corrija.

Flávia Lima disse...

É algo que eu fiquei sem saber o que falar que me chocou quando eu li, imaginei se fosse minha filha, minha irmã, como seria o pensamento delas, uma criança que não sabe nada sobre a vida, não teve sua infância vivida e logo tem que se casar.
Confesso que foi difícil eu estar escrevendo, mas o que entendo é que um país totalmente sem ética, pois segui uma tradição, mais a população não podendo expor seu ponto de vista "criança”, sem poder ter aquelas três palavrinhas mágicas: Dever, Poder e Querer. Essas palavras deveriam andar em conjunto mais nem sempre isso acontece.
Um fato só pode ser considerado totalmente ético, quando faz bem a todos, tendo bom senso (desconfiometrô) se todos tem liberdade de expor o que pensa.
Enfim, foi muito chocante pra mim, um ato de pedofilia tão perto de nós, e ao mesmo tempo tão longe, e que nós infelizmente não podemos fazer nada, a não ser lamentar.

Elaine Andrade disse...

Uma tradição que é totalmente sem etica e sem moral, por que casar uma criança(meninas) de apenas 8 anos com homens, adutos é o msm se o pai tivesse molestando a criança pois os homens que estão casando com as crianças tem idade de ser seus pais. um ser humano com 4 anos de idade é inocente que ainda não tem liberdade de expressão e nem um tipo de conhecimento de relaçoes sexuais sendo usado de maneira cruel de idguinante e ter pessoas que apoiam essa cultura imoralmente não tem um pigo de senso eticamente falando e nem sentimento pois ao ver um acontecimento desse no caso uma pedofilia e ainda apoia uma covardia sem fala nada, isso é imoral vender um ser humano que não sabe ao menos se defender. Tragicamente uma das piores tradições que um pais pode ter. Onde custa chegar a proibição de um crime cruel,sem nem um direito humano.

Michelle mendes disse...

Bom oke dizer sobre essa cultura islâmica ??
Nada! Porque isso é mais uma vergonha que presenciamos em nosso mundo, não adianta falar, falar, falar, porque nada se resolve, sempre mediante a essas culturas a essas pessoas que dizem ser pessoas de nível a resolver problemas da sua população, e oque sempre acontecee? Nada! mais uma vez.
Então infelismente vivemos em um mundo salafrárioo... Sempre tomando no #$% com impostos e taxas que sempre temos que pagar, e não paga não pra ver se não vai preso ??? E cad a melhoriia nesse mundo? Cadê os bons no Poder? Cadê. cadê ?? E leiis ???? Boom leiis; têm mais estão todas no Papel!!! Mais cadÊ que alguma é refigorada...kkkkkkk POUCAS!!! bom vamos dizer uma: http://noticias.terra.com.br/brasil/39bolsa-preso39-aumenta-60-em-4-anos-massa-carceraria-17,e6194bc92690b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Já é por aii que todos viimos os beneficios que temos.. Vc rala, rala... Pra ganhar um salario minimo, enquanto essas familias de presos recebem R$: 798,30 por mÊs, isso é um absurdo Nacional e internacional. E cadê as leis que fazem progreção???? Nãooo... não temos. aS LEIS são estão nos papéis, só lá mesmo, porque o bom que é sair de lá e serem feitas..kkkkkk.... nãoo saem... Um bêbado sai da balada atropela uma pessoa, ranca um orgão dela, joga no rio, não dá socorro e ainda depois de alguns dias é liberado? Que Merda... Mãe que mata bêbe fica alguns dias na cadeia e é liberadA ¬¬' ... E tantas outras__________________Bom enfiiim_________________Só é mais uma absurda cultura, que infelismente continuará!!! Falta de moral.
Vejam como os próprios seres se destroem.

guga viana disse...

Parece que este hoax ainda se mantém bem atual nas redes sociais,apesar de ser tão fácil desmascará-lo.Basta que se tenha o mínimo de conhecimento sobre o Islã e alguma informação sobre o sr. paul williams e os grupos que divulgaram semelhante mentira.Trata-se de notícia velha,espalhada na rede por um homem notadamente islamofóbico e xenófobo,que foi processado por divulgar outra mentira envolvendo muçulmanos.Saibam que este senhor apresentou esta história tendo como fonte outros veículos de comunicação.Um deles foi o New York Times,que apenas noticiou uma cerimônia de casamentos em massa envolvendo adultos.Na realidade,a décima ocorrida em Gaza,e patrocinada pelo grupo Hamas.Mas não só o Hamas tem essa postura.Outros grupos de caridade já o haviam feito,e o fizeram posteriormente.Recentemente,a Arábia Saudita foi patrocinadora de um desses casamentos,e a cerimônia diferia pouco das demais.No entanto,os acusadores não mais se interessaram pelo assunto,pois a mentira se alimenta de coisas novas.quanto ao conhecimento sobre o islã a que me referi,é importante que se saiba que uma noiva não poderia se casar com a cabeça descoberta,tal como vemos estas meninas das fotos,ultramaquiadas e viajando penduradas nos carros.Também,deve-se ter conhecimento de que as noivas não tomam parte na festa com os esposos,comemorando geralmente em outro local.Agora,a fonte de toda a polêmica diz respeito às crianças.De fato,à primeira vista podemos deduzir que elas seriam as noivas,devido à forma como estão vestidas.Porém,só assim o fazemos por causa da visão ocidental de um casamento.Mas basta que tenhamos conhecimento do costume dos palestinos(não religioso,diga-se de passagem)para desmitificarmos essa história de casamentos pedófilos.Em Gaza,e por toda a Palestina,há uma tradição de que,nas cerimônias de casamento,algumas meninas acompanhem os homens pelas ruas ou por todo o vilarejo,antes do casamento propriamente dito.A maioria das vezes,são parentes dos noivos(a preferência é de que sejam irmãs ou primas dos homens),mas podem ser apenas vizinhas.Seja como for,esse costume está amplamente divulgado em reportagens anteriores à cerimônia que o sr.williams levianamente denunciou.Eu tenho inúmeras fotos de outros casamentos,e todos ocorrem nos mesmos moldes,com as meninas(e meninos também)circulando pelas ruas com os homens,vestidas exatamente como essas aí do alto.Mas tenho também imagens das verdadeiras noivas,em companhia das meninas e dos noivos,para desmentir qualquer um que acredite ou afirme que na Palestina ocorrem casamentos entre homens e crianças.

Dudu Franco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dudu Franco disse...

Eu acredito que esta questão é culturologica porque para os paises ocidentais(e boa parte do resto do mundo) é um abisurdo ja para os paises do oriente medio(principalmente o Hamas) é comum tanto como os Judeus poderem matar e não ser pecado e a reencarnç
ão para os espiritas

Hezar Santana disse...

Acho Antiético e Imoral, na minha opinião estão tirando a liberdade destas crianças. onde esta o direito de aprender e brincar, todas as crianças tem o direito de ser criança. Estas meninas irão crescer traumatizadas e vão continuar calada devido ao ensinamento de um líder que esta que desta forma esta acabando com o direito do individuo.
Hélio Santana 4 termo de Jornalismo

Unknown disse...

Paulo Henrique Nicolai
Embora eu tenha visto noticias contrarias a esta publicação farei meu comentário de acordo com essa, totalmente antiético e imoral, independente de religião ou crenças, crianças são um ser puro e inocente no qual deve ser preservadas, o fato de uma criança se casar assim tão cedo, acaba com sua vida, pois nós humanos somos feitos de fases e a infância é a primeira dela e deve ser preservada para que se a criança crie sua índole, seus gostos, sua identidade o fato de acelerar esse processo traz consequências graves, uma pessoa triste sem personalidade própria, tornando-se uma pessoa fria e sem sentimentos ou seja perdendo a essência da vida.

Unknown disse...

Etiene Cacheffo
Fiquei chocada quando li a reportagem, é uma vergonha para esse país que não sabe a importância de uma criança. Isso é um ato antiético e imoral, pois eles não tem caráter, conduta, virtude, bom senso e não pensa no outro, ou seja, nas crianças. Eles não conciliam aqueles três verbos principais no pensamento ético, que é o dever, poder e querer. A moral e a ética é a base da sociedade, e concerteza esse país não tem essa base.
A criança é o símbolo da pureza, e deve ser tratada com mais respeito, a idade que elas tem é de usufruir e aproveitar sua infância e não construir uma família, pois nem sabem o que é um casamento, não tem um preparo físico e mental, e o corpo não esta preparado para relação sexual, é um abuso tirar o direito delas serem crianças, brincar, crescer e se descobrir, enfim isso deve ser resolvido o mais breve possível pelos direitos humanos, para que elas possam acreditar que o mundo é um lugar bom para se viver.

Cris Almeida disse...

É realmente lamentável e revoltante o que acabo de ler, ética e moral? Nenhuma, pra mim isso é um crime absurdo, um abuso são crianças que são tiradas dos seus lares e obrigadas a casar sem ter a mínima noção do que isso representa.
Agora não vem me dizer que isso é a cultura daquele povo, cultura nada isso é monstruoso, desumano.
Que alguém de alguma forma possa reverter essa situação, e que essas crianças que deveriam estar estudando e brincando nas horas vagas, possa ter de volta a possibilidade de quando adulto escolher o que farão das suas vidas.

Anônimo disse...

visitem o blog http://pansamentojovem.blogspot.com.br/,e vejam meu post sobre os verdadeiros casamentos na Palestina,como se vestem as noivas,e as damas de companhia ao lado das esposas,seguindo as tradições locais.

Julio disse...

Guga Viana... Essa notícia foi retirada do site da Record (R7). Não foi uma invenção minha. Deve ficar claro que em nenhum momento foi citado que essa é uma prática rotineira por lá, foi uma "permissão" que tiveram para tal.
Procurei em blog as fotos e a "verdadeira história sobre os casamentos no Hamas", mas não encontrei...
Obrigado pela participação.

guga viana disse...

Sr.Júlio,
Tenho certeza de que não se tratou de invenção sua.Foi,sim,notícia difamadora divulgada primeiramente por um xenófobo e islamofóbico assumido,chamado Paul Williams,que apenas retirou material dos jornais e da própria internet para montar sua história,tão cheia de falhas como são as mentiras.Para mascará-la,usa da tática de misturar a verdades,como os casamentos entre adultos e crianças em países de cultura islâmica,ou um dos''preceitos'' do aiatolá khomeini sobre assunto semelhante.Mas a questão aqui se refere à Palestina,uma região de cultura sunita,e isso é muito importante,pois diferem em muito dos xiitas.Contudo,mesmo uma análise de alguém que não conheça cultura muçulmana,pode no mínimo levantar dúvidas quanto a veracidade da história.Por exemplo,crê mesmo que seria possível aos palestinos realizarem uma cerimônia dessas passando ao largo da visão da imprensa,como supôs o artigo,dos órgãos de proteção à criança,ou mesmo da ONU?E somente um site notoriamente preconceituoso,a começar pelo nome,conseguiu perceber que aqueles homens todos estavam casando com meninas?É bom frisar que,ao contrário do que se afirmou,muitos órgãos de imprensa noticiaram os casamentos,sempre dando conta de serem entre adultos.A rede Al Jazeera transmitiu pela tv a cerimônia,entrevistou os organizadores,e fez reportagens com pelo menos dois dos noivos.E os repórteres do ocidente fizeram coisa semelhante.
Se for um bom observador,perceberá nos vídeos disponíveis que muitos homens caminham na procissão desacompanhados,mas estão na fileira de noivos.Mais tarde,durante a cerimônia,as crianças se encontram entre os espectadores no chão,assistindo ao casamento.E,por fim,na festa,onde as noivas não tomaram parte(outro traço cultural imcompreendido pelas pessoas)o número de meninas era muito inferior a 450,na verdade umas poucas dezenas.
Mas tudo isso não é tão importante para mim,pois eu sei como são celebrados os casamentos entre os palestinos.E é um costume local,e que se estende de Gaza até os campos de refugiados,regiões controladas por Israel e portanto acessíveis(digo isso porque esse foi um dos argumentos para justificar os casamentos e a ignorância da imprensa sobre o ocorrido,afirmando que não é possível entrar na Faixa de Gaza,e por causa disso o Hamas conseguiu enganar a todos)que as meninas acompanhem os noivos até o local da cerimônia,vez ou outra percorrendo as ruas ou somente acompanhado nos vilarejos,na maioria das vezes trajadas de branco,talvez aí representando a pureza,coisa equivalente às nossas damas de honra.Lá,,no entanto,elas são comumente chamadas 'FLOWER GIRLS'.
Mais detalhes,veja no blog.Copie exatamente como está postado aí,e o senhor conseguirá entrar.http://pansamentojovem.blogspot.com.br/
Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Senhorita Cibele,
Como eu postei acima,tenho ciência de que o sr. Júlio não criou esta história.Mas tenho mais conhecimento sobre o islã e os costumes palestinos para confrontar com autoridade essa falsa história tão amplamente divulgada nas redes sociais,mas que não encontrou abrigo na imprensa séria e nos organismos de direitos humanos.Quanto ao uso das imagens,eu as coletei de jornais e sites de domínio público,tomando o cuidado de manter as legendas originais e os links dos sites referentes a elas.Cabe aos senhores pesquisarem mais sobre uma cultura que não conhecem para depois discorrer sobre ela com propriedade,não cheiosde preconceitos.

simplesinsano disse...

Essa triste e lamentável realidade, casar MENINAS que nem saíram ou sequer chegaram a adolescência, que ainda não sabem o que querem da vida.
Acho essa prática um ato abominável, mesmo sendo cultura, é uma cultura desigual e injusto. E, oque fazer com essas pessoas? Como punir ou mesmo aconselhar o fim de acontecimentos imundos como estes?

guga viana disse...

Srta Cibele,
Não pude compreender o caráter de sua pergunta,uma vez que em momento algum eu neguei a existência de casamentos entre homens e crianças nas culturas do Oriente Médio. Não torça minhas palavras.O que eu proponho como farsa,é a matéria pretensamente jornalística mas que não passa de um embuste,cuja finalidade era desumanizar os palestinos e atacar o Hamas.Não li a reportagem que você referiu,nem isso para mim é tão importante.Há muitas matérias semelhantes disponíveis nos jornais e sites sérios. Aliás, um deles é o Globo News,de que a srta.se serviu para obter informação, não é mesmo.Ou seja,um órgão de imprensa responsável o suficiente para publicar apenas notícias fiáveis. Agora,queira me mostrar um só jornal que tenha veiculado os casamentos massivos como "pedofilos".
Eu não sou pai.Mas isso jamais setia impedimento para que eu pudesse me colocar na posição de uma pessoa que é maltratada,como são crianças muçulmanas,dadas em casamentos ilegais ou que se prostituem em troca de migalhas,e aí não somente as crianças de lá. De modo que,se é do seu desejo continuar a crer nas mentiras do sr.Williams, nada posso fazer em contrário. Só lhe peço que não atribua a mim a desumanidade que bem cabe àquele senhor,pois esta eu tenho de sobra

guga viana disse...

Não se preocupe com isso,srta.Cibele.Não fiquei ofendido e bem compreendo sua posição.Contudo,sinto-me obrigado a divergir das conclusões a que a maiorra das pessoas chegam sobre esse caso,divulgando equivocadamente a ocorrência de casamentos entre homens e crianças.
Infelizmente,o Islã, outrora.uma religião que propunha o progresso humano através do estudo,e que tanto contribuiu para a evolução do conhecimento,hoje se vê representada por grupos radicais, doutrinas atrasadas ou absurdas,além da.prevalência de governos teocráticos em desfavor do Estado laico,com poucas exceções como o Egito,por exemplo.Além da instabilidade proporcionada por países ocidentais,com sua política intervencionista,desafiando até mesmo a ONU,como as campanhas dos EUA e Reino Unido no Iraque.Tudo isso favorece a ação de grupos radicais,que só utilizam o Q'ran para realizar sua politica de terrir sobre a população local e ameaçar constantemente os paises do ocidente.Fazem uso da sharia, mas eu tenho.certeza de que pouca ou nenha fé depositam nela.Na verdade,muitos costumes praticados.por esses grupos são tribais,alguns anteriores ao advento do Islã.Casamentos com crianças é um deles,uma vez que a conceito cão de infância era diferente naquele tempo. Isso foi mesmo tolerado pelo profeta Mohamed,constando que ele próprio se teria casado com sua principal esposa quando tinha oito anos(embora este seja um assunto polêmico, por conta de uma série de desencontro de datas,e por algumas sunas evidenciarem uma idade bem maior,dezesseis anos).
Portanto,não. é de todo indevida a reserva que ora se faz ao Islã e aos muçulmanos.Estão na contramão da evolução social,ainda se digladiam e não toleram religiões diferentes em muitos países. Não permitem a prostituição de mulheres,mas prostituem meninos no Afeganistão, numa prática conhecida como bachabasi,em que garotos e adolescentes dançam vestidos de mulheres para o deleite de uma plateia masculina,e depois podem ser abusados sexualmente.Cooptam crianças para comporem seus exércitos, numa violação moral sem precedentes.
Contudo,deve ser feita a crítica sempre baseada em fatos.Em verdade casamemtos de crianças são oficialmente proibidos nesses países, mas perduram como um costume tribal,local,e.muitas.vezes é denunciado pela comunidade onde ocorrem.Na maioria das vezes envolvem acordos financeiros.E são muito repudiados pelo povo,que não desejam ver suas meninas envolvidas com homens.
O que o Sr.Williams fez foi o oposto:causou a impressão de que essa prática não só existia na Palestina como era endossada pela
comunidade,amparada pelo Hamas.
Mas como a mentira tem perna curta,logo o próprio site se viu obrigado a desmentir a história.
Não sei se será possível acessá-lo ainda,mas o link com a materia que afirma ser a denúncia infundada(embora acredite haver prostituição infantil e de mulheres na região,algo ainda não confirmado)deixarei aqui,caso seja do seu interesse lê-lo.Só está em inglês.
http://thelastcrusade10.wordpress.com/2010/07/21/gulen-honors-paul-williams-the-last-crusade/

Anônimo disse...

http://www.boatos.org/religiao/pedofilia-hamas-noticia-falsa-casamento-palestino-cai-web.html

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG