Pesquisa no Blog

sexta-feira, 8 de maio de 2009

ORDEM E PROGRESSO




POSITIVISMO


O Positivismo, como vimos em sala de aula, foi uma corrente teórica de grande expressividade no século XVIII e que ainda angaria adeptos até os dias de hoje. O Brasil sofreu grandes influências desse pensamento, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da idéia central do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social. Vamos pensar um pouco... O que representa o positivismo hoje, para nós? Que relação teria o Direito e o positivismo?
Abraço a todos.

17 comentários:

Unknown disse...

O positivismo representa uma reação contra o apriorismo,o formalismo,o idealismo,exigindo maior respeito para a experiencia e os dados positivos,ele fica no mesmo ambito imanentista(doutrina que sustenta ser a fé uma exigencia de profunda necessidade do intimo do ser e nao uma graça de Deus)idealismo e do pensamento moderno em geral,defendendo mais ou menos, o absoluto fenomeno, e o positivismo quer limitar-se a experiencia imediata,pura,sensivel.O positivismo é ainda devido do grande progresso das ciencias naturais,particurlamente da biologia e psicologicas,do sec XIX.Enfim o positivismo teve impulso graças ao desenvolvimento dos problemas economicos sociais,que dominaram o mesmo seculo XIV.
O direito passa a ser estudado separadamente da sociologia,da historia da filosofia,da psicologia etc.Passa a produzir um ramo autonomo e suficiente de conhecimento.
O positivismo traz com ele diversos outros aspectos como por exemplo o recuo do cientista frente ao objeto,a neutralidade ideologica etc.

Dayane Moura... disse...

O positivismo representa hoje para nossa sociedade a forma de organização dos fatos socias oferecidos pela sociedade que a cada dia mais se encontra em situações precarias , porém a relação entre o Direito e o positivismo é que cada um estuda sua aréa o direito por sua vez abrangindo as leis as normas, enquanto o positivismo aplica o direito vigente que é aplicado coercivamente pelas autoridades do estado e pelas organizações.

Aluna: Dayane Moura
Termo: 1°B
Curso: Direito

Irene Medeiros disse...

Atualmente podemos verificar que a base ideológica do positivismo, que é: "nenhum grande progresso pode efetivamente se realizar se não tem de finalmente para evidente consolidação da ordem."
(Augusto Conte), não conduziu a sociedade para uma perfeita ética, como se verefica pelo atual estado da população brasileira.A relação entre o direito e o positivismo é que os dois buscam a ordem.

Roney disse...

Positivismo, esta corrente teórica, veio através de estudos, analisando a sociedade, fundamentando-se em garantir a ordem, onde fez nascer o “Direito Positivo” , conjunto de normas jurídicas de um estado, o que permite conduzir a sociedade em um estado organizado, assim sendo, pode-se concluir que o positivismo foi o alicerce, ou seja, a base fundamental para o surgimento do Direito.
Aluno: Roney 1º termo B (Direito)

VANDA ROCHA ALVARENGA disse...

"POSITIVISMO" é uma doutrina cientifica e industrial que tem por objetivo encrementar o progresso do bem-estar moral,intelectual e materal de todas as sociedades humanas, que habitam este planeta terra.O positivismo representa equilibrio ecologico, fruto direto do amor ao espaço á terra e a humandade.
O positivismo tem por finlidade colaborar par estabelecer uma educação e uma instrução de cunho altruistico a fim de criar uma uica civilização positiva, conhecer o positivismoé contudo particularmente importante aos Brasileiros, devido á grande influência que esta escola filosofica exerceu no país na virada do seculo 19 a 20 fazer com qe os leitores percebam que o objetivo da filosofia é a ordem e o progresso. um lema inscrito em nossa Bandeira Brasileira.

Aluna:Vanda Rocha Alvarenga
urso: Direito 1°B

vanderlei disse...

o positivismo é representado por nós como uma doutrina que devemos seguir, como se fosse a doutrina da bíblia sagrada ali está toda ciência que devemos seguir. E tudo que está escrito ainda irão cumprir muitas coisas já aconteceu e ainda tem muito por cumprir do que está escrito.

Estefania disse...

O positivismo tem uma influência muito grande até nos dias de hoje.Ele representa um equilibrio na nossa ordem atual.Visa os fatos sociais que acontecem na sociedade!

Nome:Estefania Portela
1ºTermo"b"de direito

Grazielli disse...

O positivismo representa hoje "como um método e uma doutrina. Como método embasado na certeza rigorosa dos fatos da experiência como fundamento da construção teórica; como Doutrina apresentando-se como revelação da própria ciência, ou seja, não apenas regra por meio da qual a ciência chega a descobrir e prever (isto é, saber para prever e agir).
A relação entre o Direito e o positivismo é mostrar que a Teoria Pura do Direito é também uma teoria da Sociedade e que ela carece de uma sociologia da ação, oferecida pela sociologia compreensiva de Weber.

Srta. Duarte disse...

"Ordem e Progresso" , o lema positivista de Auguste Comte gravado em nossa bandeira. "Ordem é a precondição para todo progresso". "Ordem por base, progresso por fim", diz Comte.

Curiosamente, muita ordem pode até dificultar o progresso, se a ordem for apenas teoria. Um exemplo atual disso é a CPI que a oposição – PSDB- quer abrir para investigar a Petrobrás , num momento onde a Petrobras está indo atrás de recursos no exterior para investir na exploração da camada Pré-sal . E momento este transitório na legislação, onde setores da sociedade brasileira estão querendo revisar a Lei do Petróleo , tirando as empresas estrangeiras da exploração de nossas reservas e garantindo que o destino dessa riqueza .O que temos por trás dessa CPI; deputados de uma oposição anti-brasileira? Estariam sendo comprados pelo exterior? E esses ainda ousam mencionar como referencia;as CPIs anteriores (CPI dos Correios),será que não se lembram do que aconteceu aos mensaleiros? Simplesmente estão no banco dos réus. Percebe-se que a desordem do nosso país nasceu com a chegada dos portugueses, onde o Príncipe Regente(PR) , e a corte portuguesa famigerada, tomavam posse das casas alheias, e colocavam a sigla PR e os moradores erroneamente interpretavam “ponha-se na rua” .Foi desse período que nasceu o famoso jeitinho brasileiro , uma forma de ganhar dinheiro com esse “jeitinho” foram as caixinhas cobradas nas concorrências e pagamentos de serviços. Diz-se que a comissão era de 17% sobre todos os pagamentos ou saques do tesouro público, e essas ações eram sacadas pela própria coroa. E até nos dias de hoje prospera esse jeitinho, isto é, aquele péssimo hábito que muitos brasileiros tem de querer tirar vantagem de todas as situações, mesmo que inconsciente, e quase sempre resultando num beneficio próprio em detrimento de um terceiro. Pode ser o ato de furar a fila, contar uma mentira para estar “por cima” da situação, usar o que é público exclusivamente em seu favor, como é o caso dos políticos corruptos que desviam verbas, pessoas que roubam o melhor das doações, como aquelas doadas pelo país inteiro à Santa Catarina.
Ordem, não apenas no ponto de vista econômico,quem realmente coloca a sociedade em ordem são os profissionais como, advogados, administradores, analistas, jornalistas, historiadores, professores. São eles que ajudam a consolidar os "progressos" feitos pelos cientistas, empreendedores, criadores e revolucionários, sedimentando-os em leis e lições para que o restante da sociedade possa imitá-los, esses profissionais éticos, que realmente querem mudar essa cara do Brasil, pois não se pode generalizar. Há sim, cidadãos que querem um Brasil ordenado, ÉTICO , e através disso virá o progresso.

Para quem tiver curiosidade de conferir a Lei do Petróleo (Lei 9478-no art. 26 desta Lei determina que o concessionário terá a propriedade do petróleo ou gás produzidos, ou seja, poderá dispor deles como quiser, no art. 5º diz que qualquer empresa constituída sob as leis brasileiras, com sede e administração no País, possa exercer essas atividades, o que inclui até a empresa estrangeira).

MARCOS A. M. 1° B, DIREITO disse...

Os positivistas tratavam da ética, das relações sociais das leis e o direito trata de normas de condutas para regular as ralações sociais, podemos ver que direito e o positivismo têm uma relação “teórica e ideológica”, isto faz com que o direito faça uso da teoria e ideologia do positivismo, para a formação do direito positivo, que são as normas jurídicas aplicadas pelo nosso Estado, com o objetivo de manter a ordem, a paz e o bem comum.

Anônimo disse...

O positivismo por sua vez, apresenta-se nas sociedades estão presentes nas relações politicas para tentarem aplicar ordem e leis para este pais.
Natanael Curso;Direito Termo;1°B

Unknown disse...

O positivismo foi criado diante da necessidade de manter a ordem em nossa sociedade. Ao longo dos anos e como base a experiência, a necessidade que tínhamos de dizer que não aceitamos determinada situação e que tinha que ser punido quem a praticasse, para que fosse de lição para os demais, assim foi surgindo o Direito Positivo, o Direito que o Estado tem de punir, fazendo valer os direitos ameaçados ou violados.

Unknown disse...

O Positivismo é uma doutrina do Direito que considera que só é Direito o que é imposto pelo estado,é algo imposto pelos seres humanos para fins próprios.

GRACIELY CUENETE SILVA - FAPE 1°B DIREITO disse...

O positivismo aprimorou o direito, pois é uma ciência em constante evolução. Pois foi através do positivismo que a razão humana conheceu a realidade e traduziu sob formas de leis naturais.

Anônimo disse...

Positivismo: teoria que investiga a sociedade(regulamentação da vida em sociedade), o DIREITO POSITIVO, usa os mesmo metodos assim imponto a paz e o bem comum na sociedade.
atravez de normas impostas pelo estado.

Nome: Lucas
Curso: Direito – 1º termo B
FAPE

Unknown disse...

A relação entre positivismo e o direito é bastante estreita. Nosso ordenamento jurídico deve muito a essa corrente, uma vez que o direito positivo, ou seja, o direito posto, escrito em códigos, em posição antagônica ao direito natural, foi fruto de estudos criteriosos que permitiram sua existência. Não se pode olvidar que o direito é uma ciência, e como tal, deve ser estudada. Os positivistas defendiam que toda teoria científica deveria estar baseada no estudo criterioso e objetivo dos tópicos concernentes à matéria em questão. Somente dessa forma é que se poderia fazer afirmações dotadas de fundamento. E assim ocorre com o direito, vez que nossas leis não são baseadas em achismos ou no senso comum, e sim em avaliações críticas do comportamento social, embora exista certo espaço para o direito natural e os costumes.

Unknown disse...

O positivismo representa hoje como um método e uma doutrina,Como método embasado na certeza rigorosa dos fatos da experiência como fundamento da construção teórica; como Doutrina apresentando-se como revelação da própria ciência, ou seja, não apenas regra por meio da qual a ciência chega a descobrir e prever isto é, saber para prever e agir

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG