Pesquisa no Blog

sábado, 14 de agosto de 2010

O CURSO DE DIREITO DA FAPEPE ABRE AS PORTAS À PESQUISA

O curso de Direito da FAPEPE cria núcleo de  apoio
e fomento à pesquisa na área 


O curso de Graduação em Direito da FAPEPE, conta com o apoio de um novo núcleo. Trata-se do NPCJ (Núcleo de Pesquisa em Ciências Jurídicas), que auxiliará os alunos e e professores a desenvolver pesquisas e produção científica na área do Direito. Inicialmente o NPCJ disponibilizará dois grupos de pesquisa que abordarão temas de grande relevância para a comunidade científica, acadêmica, jurídica e para a sociedade como um todo. Um dos grupos tem como tema abordar as formas alternativas de solução de conflitos no Direito de família, principalmente o aspecto da mediação como uma maneira de acesso não-convencional à justiça. Outro tema que comporá as discussões em grupo será na área da Filosofia do Direito, onde será pensado o lugar do direito e dos valores em uma sociedade em crise. 
Além da discussão em grupo existe a pretensão de que a pesquisa se estenda para a comunidade através de entrevistas, aplicação de questionários, observação e outras propostas metodológicas. Como meio de incentivar o pesquisador, a FAPEPE ainda disponibilizará 8 bolsas-pesquisa para os candidatos que fizerem esta opção no ato da inscrição do processo seletivo.
Para quem se interessar em participar dessas discussões, pode fazer o download do regulamento dos grupos de estudos e pesquisas e do edital de abertura do processo seletivo para melhor se inteirar das regras e requisitos necessários para o ingresso nos grupos. Também ficará disponível a ficha de inscrição, bem como os anexos que deverão ser protocolados no NPJ da FAPEPE.
Aos alunos, ex-alunos e para a comunidade em geral que queiram participar, o período de inscrição ocorrerá entre o dia 16/08 e 20/08 no NPJ.
Com essa iniciativa todos saem ganhando, os alunos por aproximarem da pesquisa em assuntos e discussões contemporâneos, a  Faculdade por acolher o principal aspecto da Ciência: a pesquisa e a Comunidade científica e social, a partir dos resultados obtidos das análises.
Grande abraço a todos e boa pesquisa!

Nenhum comentário:

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG