Pesquisa no Blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ÉTICA E MORAL - Caso 1

Caros alunos (Jornalismo e Publicidade)...
Em reflexão ao que temos discutido em sala de aula a respeito dos conceitos de ética e de moral, segue abaixo uma situação para mais uma vez pensarmos... 
No comentário, além da explicação das questões, expressar sua opinião pessoal.  

PARA PENSAR!!!

O caso exposto, trata-se de uma postura ética (ou antiética), moral (ou imoral) ou ético-moral (ou antiético e imoral)???
Quando um fato totalmente cultural, específico de um povo deve ser considerado ético? Pensemos!!!



A HISTÓRIA OCULTA DO MUNDO ISLÂMICO: A PEDOFILIA DO HAMAS

(Mariana Leão - repórter da rede Record de Televisão)


Recebi por e-mail (Clique no link para ler o e-mail na íntegra) uma das histórias mais SÓRDIDAS de abuso infantil, torturas e sodomização do planeta, vinda do fundo dos esgotos de Gaza: os casamentos pedófilos do Hamas, que envolvem até crianças de 4 anos. Tudo com a devida autorização da lei do islamismo radical. 
A denúncia é do Phd Paul L. Williams e está publicada no blog thelastcrusade.org. Um evento de gala ocorreu em Gaza. O Hamas foi o patrocinador de um casamento em massa para 450 casais. A maioria dos noivos estava na casa dos 25 aos 30 anos; a maioria das noivas tinham menos de dez anos.

Grandes dignatários muçulmanos, incluindo Mahmud Zahar, um líder do Hamas foram pessoalmente cumprimentar os casais que fizeram parte desta cerimônia tão cuidadosamente planejada.
"Nós estamos felizes em dizer à América que ela não pode nos negar alegria e felicidade", Zahar falou aos noivos, todos eles vestidos em ternos pretos idênticos e pertencentes ao vizinho campo de refugiados de Jabalia.
Cada noivo recebeu 500 dólares de presente do Hamas.
As garotas na pré-puberdade (pré-puberdade?????), que estavam vestidas de branco e adornadas com maquiagem excessiva, receberam bouquets de noiva.
"Nós estamos oferecendo este casamento como um presente para o nosso povo que segue firme diante do cerco e da guerra", discursou o homem forte do Hamas no local, Ibrahim Salaf. 
Noivas de 4 a 10 anos e presentes de $500 
O Centro Internacional Para Pesquisas Sobre Mulheres estima agora que existam 51 milhões de noivas infantis vivendo no planeta e quase todas em países muçulmanos.
Quase 30% destas pequenas noivas apanham regularmente e são molestadas por seus maridos no Egito; mais de 26% sofrem abuso similar na Jordânia. 
Todo ano, três milhões de garotas muçulmanas são submetidas a mutilações genitais, de acordo com a UNICEF. A prática ainda não foi proibida em muitos lugares da América.

Segue outras fotos da cerimônia










29 comentários:

Elton Luis Martiliano Antunes disse...

Antiético e moral!

Infelizmente é moral para eles, pois é a cultura do país, porém antiético, pois existem leis contra pedofilia.

Elton 4º Termo Comunicação

Crislaine Marçal- 4º termo Jornalismo disse...

É um caso no mínimo horripilante e revoltante pra nós Ocidentais, mas infelizmente está dentro da moralidade destes países, mas é anti-ético pois não houve uma reflexão (ética) na criação e continuidade desta prática absurda.

« E.N.D » disse...

Concordo com meus amigos de sala acima, ou seja moral para eles, pois para a cultura deles além de ser um ato "normal" os noivos foram presenteados com as inocentes crianças que mal tem consciência do que estão sendo submetidas ou a quais insanidades ainda irão lhes ocorrer. É triste agora entendendo a cada dia mais a distinção de Ética e Moral, e presenciar casos como estes, onde leis de determinados países são tão inescrupulosas como estas. No meu ver e em nossa determinada cultural ocidental além deste fato ser antiético e imoral é um crime dos mais abusivos possíveis, ao roubar a inocência e pureza das crianças ali exibidas. Tais fatos deveriam ser mais divulgados no mundo todo e em todos os canais de comunicação, para assim tentar amenizar ou reprimir todo e qualquer ato criminoso deste.

Evellyn 4 termo comunicacao disse...

Este caso que nos deixa tremendamente horrorizados,é considerado moral,porque se trata de uma cultura uma tradicao,um dogma religioso,porem é antiético ja que não houve uma reflexão sobre as consequencias deste ato,num mundo que luta contra estas torturas e abusos infantil

Luciane Carvalho disse...

Penso que, no caso da "Pedofilia do Hamás", fica claro que trata-se de falta de ética, mas não de moral, já que é costume do islamismo, por mais cruel e abominável que nos possa parecer.
Já em relação às crianças criadas por animais acredito que a falta de ética e moral partem das pessoas que as acolhem forçadamente, fazendo estudos, obrigando ao convívio social, já que os menores não tinham noção racional de leis, regras e valores, ainda que tais histórias sejam apenas fábulas.

Deise Aparecida disse...

É um caso realmente que choca a população,mas infelizmente é moral para eles,pois são os costumes deles,algo natural ou imposto por um poder dominante entre eles.Mas também não deixa de ser antiético,pois não houve um questionamento,uma reflexão sobre as "regras" impostas .
É um caso pra realmente se parar e pensar!

Deise Aparecida 4°Termo-Pub.

Unknown disse...

Este caso para os Islâmicos e muçulmanos infelizmente é moral, por ser uma situação de costume cultura do país. Mas para nós brasileiros no mínimo horripilante um abuso dos mais absurdos concordando com o que os meus colegas acima já disseram. Então se for ver pelo nosso conceito e lei é antiética e imoral, antiética por ser um crime pura pedofilia e imoral porque vai além de qualquer conceito humano abusar de crianças inocentes e violenta-las a ponto de receber de presente dinheiro em comemoração á isso.

Unknown disse...

Os Islâmicos tem autorização da lei para se casar com uma criança, então para eles essa atitude é moral. Porém, não é ético. Não existe reflexão a respeito do que tudo isso pode gerar, na sociedade, no mundo e até nas próprias crianças.

Mônica Cardoso disse...

Para eles é Moral , pois cultura é moral , e nesse caso é a tradição deles e estão dentro de seus "padrões" de segmentos.Mas também antiético pois não refletiram sobre o que vale ou que deveria valer , não refletiram a moral.

Mônica Cardoso 4ºTermo - Publ.

Ivo Capeloti disse...

O caso de pedofilia do Hamas, para os mulçumanos é moral, porque é característica deste grupo. Eles têm este costume desde sempre, pois tradição é moral.
Os casamentos de homens entre 25 a 30 anos com meninas menores de 10 anos, faz parte do dogma deste povo.
Para os países onde se considera isto um abuso infantil é antiético porque não está presente nos costumes e crenças.

Adriana - 4º Jornalismo disse...

Moral porém totalmente antiético.

Infelizmente essa pratica tão absurda que nos deixa indignados é moral para os mulçumanos porque é uma tradição e que está dentro dos seus costumes e dogmas religiosos..Mas para nós ocidentais sem sombra de dúvida uma prática antiética,horripilante,um crime absurdo,onde já se viu crianças se casarem com essa idade e ainda serem submetidas a espacamentos..Na verdade eu estou revoltada com o que acabei de ver....

Laise - 4º termo Publicidade disse...

Infelizmente é moral, pois é costume desse povo e a lei deste país permite ação tão absurda aos nossos olhos...
Nosso ensinamento e vivencia nos fazem acreditar é é uma falta de ética enorme, pois esses casamentos acabam com a infancia e vai contra tudo o que acreditamos, pensamos, confiamos e defendemos, que é a pureza de um criança.
Porém para eles é algo normal, comum... já que faz parte de sua cultura e ensinamento.

Anônimo disse...

Luisi 4T Jornalismo
Este caso é moral e chega até a ser ético para os Hamas por fazer parte dos costumes deles. Já para nós isso é revoltante e inceitavel em pleno sec.XXI, além de ser imoral e antiético.

DAIANE disse...

antes de assistir a última aula concordava com meus amigos, o caso é moral e antiético, mas vimos que apesar de fazer parte de uma cultura há uma lei maior, a declaração dos direitos humanos, ou seja, é um caso de pedofilia um crime dos mais absurdos.
apesar de real e parecer um caso normal aos olhos dos mulçumanos me alivia um pouco saber que existe pessoas olhando para esse fato horripilante e tentando fazer algo para muda-lo.

DAIANE disse...

Antes de assistir a última aula concordava com meus amigos, o caso é moral e antiético, mas vimos que apesar de fazer parte de uma cultura há uma lei maior, a declaração dos direitos humanos, ou seja, é um caso de pedofilia um crime dos mais absurdos.
Apesar de real e parecer um caso normal aos olhos dos mulçumanos me alivia um pouco saber que existe pessoas olhando para esse fato horripilante e tentando fazer algo para muda-lo.

Anônimo disse...

Raison 4° Termo Jornalismo

Uma história no mínimo absurda vista pelos olhos de seres humanos que amam e prezam pela moral e bons custumes. O caso do Hamás mesmo que para eles pareça se normal, assim sendo moral, é de extrema falta de decência e caráter de pessoas que estão, simplesmente, destruindo a infância dessas crianças. Sendo assim essa abominação se torna anti-ético para qualquer pessoa que tenha o minímo de compaixão.

Anônimo disse...

Faltam-me palavras para este comentário. Na verdade, nenhuma delas expressariam a revolta e o sentimento de raiva e desprezo que esta ofensa,esta atitude injusta provocam. Não por crescer em uma sociedade em que não se pratica tal costume horrendo, mas por ser um fato que nem mesmo pela religião se consegue aceitar. Não é aceitável que se roube a inocência de um ser que ainda não possui capacidade de se defender por si só. Que moral é esta que permite e concede direitos absurdos como estes? Não me importo se faz parte de uma cultura, é inaceitável, é anti-ético, é imoral.

Aline Fernandes 4°Termo Publicidade

Douglas Vieira disse...

É moral, porquê é cultural, mas é anti-ético porquê não refletiram sobre as consequencias que tal ato trará para as crianças.

casanarocha disse...

No meu ponto de vista isso não tem nada a ver com Cultura (deles) ou comportamento. Isso é uma agressão física, moral e psicológica que estão fazendo com essas crianças. elas são estupradas, violentadas, agredidas e já vivem desde o casamento como pequenas escravas de dentro. De qualquer ponto de vista, quer seja moral, ético, religioso, é uma abominação e deve ser combatido e denunciado.

PhD Afonso Pedro Sanchéz disse...

É incrível os comentários acima. Percebi que os futuros jornalistas, apenas reproduzem o discurso calunioso da Mídia. O que é imoral é os futuros jornalistas não saberem NADA, absolutamente NADA sobre o Islamismo. Nem sempre as imagens dizem tudo. Acho que vocês deveria saber disso. Só para ficar claro:
1 - Não se trata de um casamento coletivo.
2 - O Islã PROÍBE o casamento com meninas antes da sua primeira menstruação.
3 - A "prática" citada no item '2', é pré-islâmica (acontecia antes da revelação do Islã) e usada APENAS onde os costumes tribais ainda prevalecem.
4 - Mutilação de mulheres? Isso nunca foi Islâmico. Acontecem em alguns países da África, alguns deles de MAIORIA CRISTÃ.
5 - O site onde foi publicado a matéria chama-se A ULTIMA CRUZADA, muito sugestivo o nome, não???
6 - Sabe-se que todas as "informações" sobre tais casamentos não passavam de embuste. Trata-se de costume local em que garotas da família do noivo ou da noiva conduzem o noivo, ou por ele são conduzidas, até o local da cerimônia.
Segundo o Hamas, houve, de fato, em agosto de 2009 o casamento "em massa" de cerca de 450 casais palestinos. A noiva mais jovem tinha 16 anos e a maioria delas tinha mais de 18 anos de idade.
7 - A mentira tem pernas curtas
8 - Essa matéria é demasiadamente Islamofóbica.
9 - Tentar dá credibilidade a matéria porque foi um PhD que escreveu, não significa absolutamente nada.
10 - Pedofilia acontece nos 4 cantos do Brasil, em todas as classes sociais, e as mais altas e "íntegras" autoridades quase sempre estão envolvidas. E onde estão os jornalistas que quase nunca se posicionam em relação a tais fatos???

Aqui fica meus 10 Mandamentos!!!
Leiam mais...: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/402_noivas_hamas_pedofilia.htm

Anônimo disse...

WESLEY BEZERRA 4ºTERMO COMUNICAÇÃO SOCIAL/ JORNALISMO - 30-08-2011

Para nos Brasileiros isso é totalmente anti-ético e sem moral, mas isso porque não estamos acostumados com nada disso, foge muito dos nossos costumes, Mas isso é a opnião de um BRASILEIRO, agora se pararmos para pensar, esse casamento é praticamente normal para os Hamas, ético e moral.
Criticar algo que não está dentro de tudo que conhecemos e achamos certo é muito fácil, mas seguindo comentario acima, antes de tudo devemos conhecer e analisar mais a fundo as informaçoes que nos são dadas.

Victor H. Santos disse...

Victor Hugo de S. Santos - 4º Termo de Jornalismo.

Para eles, essa atitude é completamente moral, porque é um costume do país, faz parte da cultura e de seus costumes. O casamento em si lá é classificado como fato social pois ambos estão vestidos a caráter acompanhando a mesma realização do resto do mundo. Porém para nós, é uma falta de ética enorme, acabando com a infância dessas crianças onde elas poderiam nessa idade estar estudando, brincando, se preparando para o futuro tendo uma vida digna de mulher nos dias de hoje. E lá, tudo isso é destruído através de uma atitude privando todas as perspectivas de progresso dessas garotas.

Simone Lemes disse...

SIMONE LEMES DE SOUZA
4º TERMO JORNALISMO

Para ele pode até ser moral, mais na minha opinião é a degradação do ser humano, ainda mais se tratando de crianças, que nem tem o direito de escolha.
Suas familias vão e colocam elas de vestidinhos de luxo, vestidas como mulheres, e nem sequer passaram ainda da fase das brincadeiras, dos snonhos de criança, da esperança de crescer e ter uma juventude pela frente antes de "quererem" se casar.
Tantas coisas que nos chocam, mais infelizmente existem.
Moral, ética, tantos nomes que se confundem na nossa realidade, mais que na hora de separar, ficamos indignados com as diferenças.

Daniel disse...

Daniel Souza 4º Termo Publicidade

Crenças e costumes se diferem regionalmente, e de país em país, isto não serve como justificativa para descaso e violação de direitos humanos embora seja muito difícil remediar, ajudar e auxilar alguns povos que se utilizam de certos costumes primitivos e sangrentos em nome de estabilização de sua sociedade. Aos nossos olhos esse acontecimento se ocorrido realmente é deplorável, se assegurar de um costume ultrapassado para se praticar um crime humanitário se torna deveras hipocrisia social.
Neste caso o ético e o moral partem de pontos distantes, a aplicação de um e outro se contrapõem através do regionalismo e dogmas religiosos e patriarcais.Pode-se julgar anti-ético e moral, ou anti-ético e amoral. Mesmo que mutilações femininas eram de meu conhecimento apenas em algumas regiões e tribos africanas, e se julgar as imagens também não ajudam, mas voltando ao lado humano onde para se viver em liberdade existem alguns limites para que seja dada a vida em sociedade é possível encarar essa situação, como algo que fere essa sociedade e consequentemente toda a humanidade.

Anônimo disse...

ANA PAULA CARDOSO
4º TERMO DE JORNALISMO

A moral deles é imoralidade para nós Brasileiros. Pedofilia agora se chama moral em países como esse que não respeita o direito de ser criança.
As imagens chocantes de meninas vestidas para o casamento num momento da vida delas q elas deveriam estar brincando de bonecas é inaceitável na nossa concepção.

Anônimo disse...

Gente isso é um absurdo tenho 12 anos e sei disso meninas são meninas não sabem o que estão fazendo um monte de homem velhos pra elas se quer nem menstruaram e já casaram com quantos anos essas meninas vão engravidar temos que fazer alguma coisa que absurdo

Diego Júnior 4º termo de comunicação social disse...

Diego Júnior, 4º termo de comunicação social
De acordo com os fatos apresentados, trata-se de questões puramente ligadas ao conceito de moral, no qual apresenta costumes ligados à religião, porém, não há uma explicação racional para esses atos, sendo simplesmente imposto sem questionamentos. cada país apresenta costumes diferentes e hábitos diferentes, o que neste caso apresentado com relação ao território brasileiro, isso seria completamente anti-ético, rompendo com as normas e os valores e costumes estabelecidos no Brasil.
Diante da informação apresentada, podemos incluir também, a questão amoralidade, no qual as crianças conseguem cumprir regras e não tem a consciência de seus próprios atos, o que de fato acaba prejudicando a infância e as perspectivas com relação ao futuro, em que questões como essas, precisão ser analisadas e discutidas para construir uma sociedade mais digna e humana.

Vicente - 4º T. Com.Soc. disse...

Este assunto é puramente moral, mas uma pergunta. Onde estão os líderes Muçulmanos, que aceitam esta orgia com crianças e em qual versículo está no Alcorão, o livro sagrado?

Anônimo disse...

http://pansamentojovem.blogspot.com.br/ vejam como se dão as festas de casamentos na Palestina,com as verdadeiras noivas.

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG