Pesquisa no Blog

sexta-feira, 16 de março de 2012

A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO

"Nosso tempo, sem dúvida... prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser..." (Feuerbach - Prefácio à segunda edição de A Essência do Cristianismo)

Caros alunos de Comunicação Social, segue o link do livro de Guy Debord - A Sociedade do Espetáculo. O texto será trabalhado no segundo bimestre na disciplina de Filosofia. Desde já, vão fazendo o fichamento de citações comentadas para ser entregue no dia da prova do final do semestre. Espero que gostem, apesar de ter sido escrito há mais de 50 anos, o texto é muito atual e faz referência direta à área de atuação profissional que vocês escolheram.
Boa Leitura!


segunda-feira, 12 de março de 2012

XV ENCONTRO DA ANPOF

O XV Encontro da Anpof irá ser realizado em Curitiba, entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012. Haverá duas sessões plenárias, uma de abertura, dia 22, outra de encerramento, dia 26. Nas noites de 23, 24 e 25 de outubro, os participantes poderão optar dentre as alternativas promovidas pelo Encontro em cooperação com aparelhos culturais: ciclos de conferências e sessões de cinema e filosofia, além de outras atividades deste tipo, tornarão a região central de Curitiba uma ocasião de debates, encontros e lazer.
Uma novidade serão as atividades ligadas à Filosofia na escola,como minicursos, conferências e debates sobre os desafios atuais que cercam esta empreitada. Docentes do Ensino Médio participarão do Encontro, convivendo por cinco dias com estudantes e professores universitários, o que possibilitará um passo importante na aproximação entre esses dois universos.

ANPOF REPUDIA PROJETO DE LEI QUE REGULAMENTA A PROFISSÃO DE "FILÓSOFO"



Confira na íntegra a carta do atual presidente da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia).

"Prezados colegas:
Tramita no Congresso Nacional, em regime conclusivo, o projeto de lei n. 2533/11, elaborado pelo Deputado Giovani Cherini (PDT/RS). Seu objetivo é regulamentar a profissão de filósofo no Brasil. Conforme a proposta do deputado Cherini, o desenvolvimento de projetos socioeconômicos regionais, setoriais ou globais deverão contar com a participação de filósofos devidamente registrados no Ministériodo Trabalho. 
Estarão qualificados para o exercício da profissão todos aqueles que possuírem título de bacharel em filosofia, os diplomados "em cursos similares" no exterior, após terem seus diplomas revalidados, além de mestres e doutores não diplomados que exerçam a atividade há mais de cinco anos. O mencionado projeto de lei também assegura que a profissão de "filósofo" poderá ser exercida por membros titulares da Academia Brasileira de Filosofia e "aos por ela diplomados". Para conferir a íntegra do Projeto de Lei, acesse: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=523870
Como representante da comunidade de pós-graduação dos cursos de filosofia no Brasil, a ANPOF vem manifestar seu repúdio a tal projeto.
Cursos de filosofia formam professores de filosofia, que podem ou não ser filósofos. Assim também, cursos de literatura formam professores de literaratura, que podem ou não ser literatos. Finalmente, há filósofos e literatos sem titulação acadêmica. É tão absurdo exigir diplomação específica para alguém ser filósofo quanto seria exigir diplomação específica para alguém ser escritor. A filosofia não é e nem deve tornar-se competência exclusiva de um segmento qualquer, seja ele de natureza estamental, profissional ou ideológico.

Acima de tudo, causa-nos estranheza a prerrogativa que o projeto pretende dar à Academia Brasileira de Filosofia, que qualifica como filósofos João Avelange e Carlos Alberto Torres, capitão da seleção de futebol de 1970. Trata-se de uma associação absolutamente inexpressiva no que concerne aos estudos, projetos de pesquisa e ensino da filosofia em nível universitário. A despeito disso, o referido projeto quer transformar essa entidade na representante da filosofia e da “língua filosófica” nacionais” (artigo 7).

Por essas razões, endossamos o abaixo‑assinado que circula na Internet contra o mencionado projeto, que pode ser acessado a partir do link que inserimos abaixo.

Cordialmente,
Vinicius de Figueiredo (Presidente da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF)”
Será mesmo tão desnecessária a regulamentação da profissão do filósofo? Vamos pensar, porque pensar não dói nem vira cifra$...

quinta-feira, 8 de março de 2012

DOCENTE DA FAPEPE LANÇA LIVRO

  Por Flávia Arenales

 

O docente dos cursos de Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo e Publicidade/Propaganda, Secretariado Executivo Trilíngue e Enfermagem, Julio César Gonçalves, é um dos organizadores do livro “Sociedade e Meio Ambiente: teoria e prática”.
Além do docente da Faculdade de Prudente, os mestrandos Christian Ricardo Ribeiro e a doutoranda Gislene Figueiredo Ortiz também são organizadores do exemplar.
Gonçalves, que é licenciado em Filosofia, especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação, Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos pelo programa de pós-graduação em geografia da FCT/UNESP de Prudente e mestrando também pela UNESP, conta que o livro é resultado de pesquisas da especialização, mestrado e doutorado da Universidade Estadual Paulista. “Na obra, o leitor encontrará artigos que discutem a relação entre homem, natureza e sociedade, segundo diferentes temáticas e abordagens”, reflete.
Além de ser organizador do livro, Julio César também é um dos autores com o artigo Homem e Natureza: Uma relação paradoxal ao longo da história. Outros autores são Gislene Figueiredo Ortiz, Margarete Cristiane C. Trindade Amorim, Christian Ricardo Ribeiro, Henrique da Silvas Pizzo, Natacha Aleixo, João Lima Sant´Anna Neto, Melina Fushimi, João Osvaldo Rodrigues Nunes, Renata Dias Silveira, Maria da Graça Barros Sartori, Eder Pereira dos Santos, Antônio César Leal e Valéria Lima.
O conhecimento adquirido na produção do livro, Gonçalves revela que levará aos alunos da instituição educacional por meio de debates e reflexões. “Será possível contribuir filosoficamente com as discussões ambientais”, expõe.
Após finalizar o mestrado, Julio César pretende continuar a formação no doutorado. “A produção do conhecimento é um processo contínuo”.
FLÁVIA ARENALES é assessora de imprensa e professora universitária. Também colabora como nosso Blog. 




HOMANAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MULHER
(Emílio Santiago)

Não sei que intensa magia, teu corpo irradia

Que me deixa louco assim, mulher
Não sei, teus olhos castanhos, profundos, estranhos
Que mistério ocultarão, mulher
Não sei dizer
Mulher, só sei que sem alma
Roubaste-me a calma e aos teus pés eu fico a implorar
O teu amor tem um gosto amargo e eu fico sempre a chorar nesta dor

Parabéns para todas as mulheres... Que este dia seja um sinal da sua importância e magnitude em nossas vidas e em nossa sociedade.
CLIQUE AQUI e conheça a história da comemoração do Dia Internacional da Mulher.

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG