Pesquisa no Blog

sexta-feira, 19 de abril de 2013

20 COISAS QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE SER PAI

Certa vez, zapeando pela net, me deparei com um texto intitulado: "20 coisas que não te contaram antes de ter um filho" no site da Babycenter. O texto (clique no link anterior), escrito por uma mulher e direcionado para as mamães de primeira viagem, em linguagem informal e descontraída, traz algumas dicas muito úteis e que geralmente ninguém se atenta a dizer para as mamães.
Pensei comigo... e os papais??? A partir da minha experiência de ser pai (há cinco anos), decidi escrever um texto, nos moldes do que eu li, porém dedicado ao papai de primeira viagem, em especial ao meu irmão Élcio, que será papai dentro em breve. Espero que gostem.
20 COISAS QUE NÃO TE CONTARAM SOBRE SER PAI

Por Julio César Gonçalves
1. Você vai descobrir que é possível sim amar outra mulher além da sua, e ao mesmo tempo. Também pode ser que descubra que é possível amar um homem...
2. Seu instinto por sobrevivência ficará mais aguçado. Defesa, proteção e subsistência, serão as palavras de ordem.
3. Sua concepção de "caro e barato" vai mudar radicalmente.
4. Uma dúvida te acompanhará durante a gravidez: será que terei condições financeiras para garantir o futuro desse novo ser? (Te digo mais, essa dúvida não vai embora com o nascimento...).
5. Em algum momento da gravidez você sentirá ao menos uma pontinha de ciúmes da ligação entre mãe e filho (até mesmo porque o bebê não é parte do seu corpo). É óbvio que você não deixará isso transparecer.
6. Muitos amigos (de balada, de bebedeira, de curtição...), deixarão de fazer parte integrante semanalmente da sua rotina, assim como as festas e os churrascos ficarão em segundo plano.
7. Você vai desejar abrir uma empresa: ou de fraldas descartáveis ou de leite.
8. A primeira vez que você trocar uma fralda, vai perceber que até um robô enferrujado possui mais habilidades que você, mas você se acostumará e até vai querer fazer isso outras vezes.
9. Uma nuvem de criatividade te acompanhará toda vez que estiver sozinho com seu filho há duas horas chorando sem parar (se isso não funcionar é bom saber cantar ou rezar).
10. Dormir oito horas ininterruptas por dia, já não te pertence mais. E isso não se dará somente enquanto seu filho for recém-nascido. Não se esqueça que tem as fases da cólica, do medo de dormir sozinho, dos tombos da cama, xixi, vômitos e febre, preocupação quando for dormir na casa dos amiguinhos do colégio, ter que acordar de madrugada para buscar na balada etc.
11. Dia dos pais nunca mais vai ser uma data vaga na sua memória e no seu calendário (principalmente quando receber o primeiro desenho/homenagem feito pelo seu filhote).
12. Você vai se irritar muito nos primeiros dias, com o monte de gente que vai visitar sua casa. Vai dizendo adeus à privacidade. É incrível, todos terão um momento com seu filho - você não.
13. Você vai desejar muito morar no Canadá, onde a licença paternidade é de 9 meses e não 5 dias.
14. Sexo? Bom... com hora marcada. Você vai sentir uma diminuição na sua libido. Por um bom tempo você vai olhar para sua esposa com olhar maternal. Você não verá os seios dela da mesma maneira, pois agora eles amamentam (esse "afastamento" pode gerar insegurança nela, que, a essa altura estará se sentindo feia e gorda, pelas transformações do corpo). Você terá que ter paciência e sabedoria para administrar os seus sentimentos e os dela.
15. Você se tornará mais caseiro.
16. Não espere que o corpo de sua mulher volte ao normal assim que a gravidez acabar. Demora um tempão para esse retorno. Não vai soltar um fora e dizer que ela ainda continua grávida!
17. Você vai encontrar um monte de gente pra te colocar medo e poucas pessoas dispostas te orientar de fato. Acalme-se! As pessoas não fazem isso por maldade... é uma mistura de ansiedade, alegria e desejo de que você saiba o que fazer.
18. Você vai descobrir que algumas orientações dos médicos não surtem tanto efeito quanto as da sua mãe e as da sua sogra.
19. Suas prioridades serão outras. Você não comprará uma bala sem antes pensar na sua "nova" família. Esse é o maior sinal de que você entendeu que casamento é muito mais do que república de duas pessoas. Se cada um era responsável por pagar as suas contas, comprar as suas coisas e ter seu próprio espaço na casa, isso vai mudar.
20. Relaxa! Você vai perceber que não existem receitas e macetes para pais de primeira viagem. É a vida que vai te ensinar tudo, esteja atento para aprender.
Tudo vai dar certo!


Nenhum comentário:

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG