Pesquisa no Blog

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PROFESSOR, VOCÊ TRABALHA OU SÓ DÁ AULA???

Li a matéria veiculada pela VEJA ("Por ano, 3.000 professores desistem de dar aula em SP") e não me surpreendi. Porquê? Bom... por dois motivos: primeiro porque sou professor e sei o quanto é difícil trabalhar e não ser valorizado enquanto profissional, dar duro a semana inteira e ainda ter que levar serviço pra casa, sacrificando os finais de semana, o lazer, a família. Em segundo lugar porque está difícil educar, hoje em dia. Dificuldades que vão desde às de conteúdo específico à falta de trato - aquela educação que "vem de berço", sabe?
Nestes meus poucos (quase 10 anos) de docência, tive de suportar estudantes mal-educados e hostis, que armam barraco por qualquer besteira. Até boletim de ocorrência tive de fazer após ameaça de morte... Gosto muito do que faço e dos bons estudantes que tenho. Sei também que posso fazer a diferença na vida deles. Porém, não somente eu, mas a classe do professorado está se cansando (ou enlouquecendo). O que será de nossa sociedade quando não houver mais esse profissional para exercer sua profissão? Tenho consciência que o professor não resolverá os problemas da nação (seria muita ingenuidade assim supor), entretanto, ele fará falta, com toda certeza... 
Postar um comentário

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG