Pesquisa no Blog

sábado, 21 de março de 2015

CÉREBRO ELETRÔNICO


Por Henrique Mendes
 
Prometi que não iria me manifestar a respeito dos protestos realizados em todo o país, mas percebo que muitos ainda não se conscientizaram sobre o que realmente está acontecendo. Durante o domingo pudemos ver em todos os pontos da manifestação, inúmeros cartazes e gritos de: “Fora Dilma e leve o PT junto”, “Intervenção Militar Já” entre outras frases que acabaram se tornando modinha nesses últimos dias. O que me incomoda não é a revolta da população. Desde que seja apresentado algo realmente produtivo para o país, eu apoio de forma incondicional, até porque esse é o papel da democracia. O que me preocupa nesse momento é a memória curta que a massa tem. E sim, ela tem.
Não podemos deixar esse calor das manifestações ser apenas mais um “movimento contra o aumento das passagens”, onde houve uma grande mobilização dos cidadãos para que não houvesse o aumento da tarifa de ônibus e meses depois o reajuste fosse realizado. E a população? Onde estava aquela multidão que foram as ruas com cartazes, faixas e gritos de: “O gigante acordou”? O cidadão se omitiu, talvez por impotência ou conformismo. Infelizmente, a massa é movida à política do “pão e circo”. Basta uma festa dentro da “casa mais vigiada do país”, um vestido colorido ou até mesmo um beijo em rede nacional que o foco da massa é desviado e aquele calor dos protestos cai no esquecimento.
Pare e reflita por um instante: quantas pessoas você ouviu falando sobre a protesto durante essa semana? Agora pense em quantas vezes você ouviu alguém comentar sobre a morte do fulano de tal na novela ou o primeiro capítulo da outra? Com certeza o segundo número é muito superior ao primeiro. Entendo e acho necessário que a população tenha sim algo para distração, mas não podemos deixar esse entretenimento falar mais alto do que a vontade de fazermos um país melhor. Creio que já passou da hora do gigante realmente acordar e propor pautas relevantes para uma mudança do cenário nacional, do contrário estaremos sendo coniventes com o governo que tanto criticamos.

HENRIQUE MENDES é estudante do último ano de Jornalismo e é colaborador do nosso Blog.


Postar um comentário

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG