Pesquisa no Blog

terça-feira, 4 de agosto de 2015

DICAS PARA ESTUDAR MELHOR

Por Julio César Gonçalves

Um dos grandes obstáculos do aprendizado no Ensino Superior está na falta ou dificuldade de organização da vida de estudos. Muitos de nós chegamos a este nível de ensino com muitos vícios na forma de estudar, que trazemos do Ensino Médio, isto é, quando entramos nessa nova etapa, praticamente, teremos que aprender novamente como é que se estuda.
Quem acha que é possível ou benéfico estudar "para" as provas (estudar de véspera), pode encontrar outro inimigo pelo caminho. O fato é que nossa memória é seletiva e armazena em curto ou longo prazo de acordo com o grau de sentido que a vivência com o conteúdo a ser aprendido faz para nós. Desse modo, se eu estudar (fazer leitura corrida dos textos e anotações às vésperas das provas), pouco ou nada fará sentido para mim. Isso quer dizer que eu estarei enviando à minha memória a seguinte mensagem: "Eu só preciso disso para amanhã", e ela obedecerá.
Portanto, se faz necessário uma maior organização pessoal e método na hora de estudar. Estudar um pouco por dia, pesquisar casos, conceitos, exemplos, aprofundar o que aprendeu em sala de aula utilizando recursos digitais também é uma boa opção para romper com esse círculo vicioso do aprendizado sem significado.
 

Nenhum comentário:

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG