Por Julio César Gonçalves
Um dos grandes obstáculos do aprendizado no Ensino Superior está na falta ou dificuldade de organização da vida de estudos. Muitos de nós chegamos a este nível de ensino com muitos vícios na forma de estudar, que trazemos do Ensino Médio, isto é, quando entramos nessa nova etapa, praticamente, teremos que aprender novamente como é que se estuda.
Quem acha que é possível ou benéfico estudar "para" as provas (estudar de véspera), pode encontrar outro inimigo pelo caminho. O fato é que nossa memória é seletiva e armazena em curto ou longo prazo de acordo com o grau de sentido que a vivência com o conteúdo a ser aprendido faz para nós. Desse modo, se eu estudar (fazer leitura corrida dos textos e anotações às vésperas das provas), pouco ou nada fará sentido para mim. Isso quer dizer que eu estarei enviando à minha memória a seguinte mensagem: "Eu só preciso disso para amanhã", e ela obedecerá.
Portanto, se faz necessário uma maior organização pessoal e método na hora de estudar. Estudar um pouco por dia, pesquisar casos, conceitos, exemplos, aprofundar o que aprendeu em sala de aula utilizando recursos digitais também é uma boa opção para romper com esse círculo vicioso do aprendizado sem significado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário