Pesquisa no Blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

AGRADECIMENTOS



Gostaria de agradecer a Professora de Metodologia Científica, Marina Alvarenga, da Universidade Braz Cubas em Mogi das Cruzes, por indicar aos seus alunos (em especial a aluna Tatiane Cristina Grilli - que me procurou) o blog e alguns dos artigos de minha produção.
Aproveito a deixa para colocar o blog e todo o seu conteúdo à inteira disposição de alunos e professores. Este espaço é democrático!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

SOLITÁRIO E SOLIDÁRIO


Meus caros...
No link abaixo vocês poderão encontrar um belíssimo artigo sobre a solidão e a necessidade de ser coletivo que faz parte da natureza do homem. O presente artigo, intitulado SOLITÁRIO E SOLIDÁRIO, de autoria do amigo Fernando Batistuzo, tratará, justamente deste antagonismo (posição defendida pelo autor), isto é, a impossibilidade de ser solidário quando se é solitário. 




Leia o resumo do artigo:



Expressão comum, utilizada e ouvida desde os primeiros anos da graduação, sobretudo em Filosofia e Sociologia do Direito, é a de ser o homem um “ser gregário”.por natureza, ou seja, que não vive só.
Por detrás da referida expressão, que comumente é desacompanhada de maiores e aprofundadas explanações, situa-se o fenômeno do inter-relacionamento humano, ocorrente pelas mais diversas razões, as quais levam o ser humano a deixar sua individualidade para tornar-se um ser social, um ser gregário.
Apoiado em dois artigos com pautas diversas, o presente trabalho propõe-se brevemente a uni-los, intentando demonstrar até mesmo que o objeto de estudo em um deles é condição para a existência do objeto do outro.
Assim, tentar-se-á demonstrar que o ser solitário não pode – e aqui já se destaca - pelo menos ativamente, ser solidário.

Abraços a todos e boa leitura!



FERNANDO BATISTUZO é graduado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino - ITE, Especialista em Direito Civil e em Direito Processual Civil e Mestrando em Direito Constitucional pela mesma instituição. É professor de Direito do Trabalho na Toledo de Presidente Prudente(SP); de Direito Constitucional e Direito Processual Civil na UNIESP de Presidente Epitácio(SP); Professor em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos; Advogado.








quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

PROJETO DE LEI OBRIGA FILHOS DE POLÍTICOS A ESTUDAREM EM ESCOLA PÚBLICA




Esse é um dos projetos de lei para a educação que eu gostaria de ver na prática!!!
Pois é caros amigos. O Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é o "dono" desta maravilhosa ideia. O Projeto de Lei nº 480/07, em tramite no Senado, defende a obrigatoriedade de os agentes públicos eleitos (vereador, prefeito,deputado etc) sejam obrigados a matricular os filhos em escola pública.
Digo que esta é uma ideia maravilhosa porque as consequências só poderiam ser as melhores. Já pensaram senhores, os filhos do Prefeito, do Governador, do Excelentíssimo Presidente da República sentados "à meia bochecha" porque as carteiras da escola só têm metade do acento, ou comendo a merenda escolar feita sob milagre, pois se gasta menos de R$2,00 por aluno? Já pensaram?
Quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país irá melhorar. E todos sabem das implicações decorrentes do ensino público que temos no Brasil, não é mesmo? 

(Click no link para ver o projeto na íntegra)

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG