Pesquisa no Blog

terça-feira, 17 de agosto de 2010

ÉTICA E MORAL - Caso 2

O segundo caso que vamos estudar é bastante conhecido. Trata-se das histórias do "menino selvagem" (como ficou conhecido) e das irmãs Amala e Kamala.
Sobre esse caso vocês irão refleti-lo a partir da afirmação feita por Lilia Pinheiro (no texto trabalhado em sala) a respeito da ética grega. Façam uma análise comparativa entre as histórias e a afirmação abaixo:

"A ética grega entendia que o homem é um animal político (da polis) por natureza. Sendo assim, o homem só se humanizaria, se tornaria verdadeiramente homem, na comunidade. Ela era, pois, uma busca racional por critérios que tornassem possível a vida digna em comum". 

Segue os links dos textos: texto1  e texto2

Bom trabalho! Boa reflexão!!!

20 comentários:

Elton Luis Martiliano Antunes disse...

Comparando os casos, nota-se o quanto é importante a socialização de um indivíduo. O “menino selvagem” por não conviver em uma comunidade e somente ser acolhido nesta após certa idade, não conseguiu ter o mesmo desenvolvimento de Kamala que conviveu em uma alcatéia, aprendendo os hábitos e costumes dos lobos e foi acolhida com menor idade que o rapaz, conseguindo ter um desenvolvimento melhor.

Os dois não conseguiram viver normalmente em sociedade, pois não foram socializados desde o início de suas vidas, sendo esse período essencial para a formação moral de um indivíduo.

Elton 4º termo Comunicação

Unknown disse...

Esse caso mostra nitidamente que a civilização é de suma importância na vida do homem, esse caso se tornou uma situaçãom perdida, pois o menino não sabia o que era viver entre a civilização humana só animal, por isso somos sujeitos á ter-mos como uma forma de treinamento desde de pequenos os costumes humanos, nosso cérebro já é treinado desde o nosso nascimento com hábitos morais.
Assim mostra também a tentava com as garotas Amala e Kamala que foi cuidada por uma alcatéia mesmo sendo tirada com menos idade da vida selvagem não realizou grandes progressos no meio social.

Evellyn disse...

É possivel notar ao comparar os dois casos,o quanto é importante a socializacão de um individuo,visto que ela se torna mais eficaz nos primeiros anos de vida,e assim por diante,aprimorando cada vez mais,pois é neste processo q adiquirimos e aprendemos a moral(etica).
No caso do menino,não tiveram melhorias e progresso,por sua idade avancada,ja no caso da menina kamala de certa forma ela ja pertencia a um grupo e tinha os mesmos costumes,porem quando inserida na sociedade seu progresso foi melhor porque conseguiu mesmo q por um instante demostrar seus sentimentos.

Unknown disse...

Segundo Lilia Pinheiro, a moral se baseia no comportamento individual, costumes naturais e valores de determinada comunidade. Sabemos também, que todo agrupamento, sejam eles de animais ou seres humanos, constitui numa hierarquia.
Amala, Kamala e o menino selvagem foram criados em um ambiente totalmente diferente, com costumes e hábitos diferentes. Porem isso não os torna sem moral, alias a moral é individual e depende do seu comportamento e das regras impostas por qualquer grupo de seres vivos, racionais ou irracionais. Porém houve dificuldades em socializar, em nossa sociedade, estes seres (Amala, Kamala e o Menino selvagem) pois a cultura em que foram criados eram o oposto a nossa, dificultado o convívio e a própria sobrevivência. Portanto, a importância de um ensino cultural e social desde pequeno se torna o alicerce para gradualmente adquirir moral e ética, ou seja, sua moral e ética são espelho do meio social em que fazem parte.

Laís Regina Duarte Borges 4°termo A

Deise Aparecida 4° Termo A disse...

Analizando os dois textos podemos observar que a socialização humana é um processo pelo qual o indivíduo se torna membro ativo na sociedade,o que não aconteceu nos textos,pois o "menino selvagem" não conseguiu se adaptar aos hábitos e costumes de tal comunidade,ele já tinha uma idade avançada,já tinha seus próprios costumes,ele tinha seu comportamento individual diferente do grupo em que estava vivendo;já no texto de "Amala e Kamala",seu desenvolvimento com a comunidade foi melhor porque ela ainda era pequena,estava nos seus primeiros anos de vida.Porém nenhum dos dois viveram tranquilamente na comunidade que foram acolhidos,já que,entende-se que o indivíduo se socializa quando obtém seus primeiros contatos com as pessoas e coisas(logo quando nasce) ,dando ínicio a sua própria moral.

Ynaiê 4º Termo disse...

É impressionante como a “convivência” determina o comportamento dos seres. Os dois casos mostram seres humanos, que após terem convivido os primeiros momentos de suas vidas com animais, passaram a agir exatamente como eles. E assim, surge a importância da socialização e civilização. O indivíduo desenvolve o pensamento de acordo com meio em que vive. Adquire a moral através dos valores de sua sociedade. Em um dos textos, houve a dúvida de uma possível deficiência mental não diagnosticada. Mas é claro que essa hipótese pode ser descartada. A sociedade transforma o indivíduo e nossos comportamentos definitivamente são aprendidos, descartando a hipótese de que já nascemos com nossos próprios costumes.

Unknown disse...

A humanização do homem na comunidade refere-se aos dois casos. No caso de "Amala e Kamala"
as tradições e costumes vividos por elas ainda pequenas, perdem o valor quando elas são integradas a comunidade, onde passam a herdar um novo tipo de costume. Se habituar a novas regras fogem do comum quando o indivíduo sente-se civilizado, parte da sociedade.
Já no caso do "Menino Selvagem" a socialização é adquirida no auge da vida do indivíduo, dificultando um pouco mais a integração dele á sociedade, mas isso não impede o relacionamento dele para com a sociedade e também um critério de tornar possível uma vida digna e comum perante uma civilização diferente de toda aquela que o próprio se habituou.

Taini Ferreira 4º

Ivo Capeloti disse...

As histórias do menino selvagem e das irmãs Amala e Kamala comprovam que o ser humano, se torna racional apenas vivendo em comunidade.
Em ambas as histórias as crianças viveram até certa idade apenas entre animais, com isso adquiriram características desta espécie. Mesmo sendo retirados do habitat no qual viviam continuaram com os mesmos costumes. As pessoas começaram a socializa-las, com isso elas passaram a ter características e costumes que foram as tornando aparentemente seres racionais.
Portanto o homem para adquirir os costumes e hábitos sociaveis deve nascer e crescer em sociedade, pois é muito importante vivermos em civilização.
O menino selvagem e as irmãs Amala e Kamala embora tenham vivido em um ambiente diferente do nosso (sociavel) não os tornaram sem moral, porque a moral é individual dependendo de cada individuo.

Luciane Carvalho disse...

Penso que, no caso da "Pedofilia do Hamás", fica claro que trata-se de falta de ética, mas não de moral, já que é costume do islamismo, por mais cruel e abominável que nos possa parecer.
Já em relação às crianças criadas por animais acredito que a falta de ética e moral partem das pessoas que as acolhem forçadamente, fazendo estudos, obrigando ao convívio social, já que os menores não tinham noção racional de leis, regras e valores, ainda que tais histórias sejam apenas fábulas.

Luciane Candido Carvalho - 4º termo - Comunicação Social

Laise Gois - 4º termo Publicidade disse...

É mais um prov de que o ambiente que o individuo se encontra é base e fundamental para seu desenvolvimento.
A fase da infancia é primordial, pois enquanto somos crianças temos a mente aberta para o aprendizado, depois que se vai crescendo fica mais dificil de modificaro que já aprendemos.
E isso ocorreu nos dois casos, já que as meninas foram encontradas ainda novas, tendo mais facilidade no aprendizado e na socialização.
Jáo menino não, as dificuldades para ele foram maiores.
Somos o que aprendemos ser, nos socializamos conforme o contato que temos com a sociedade e nos tornamos o que elas nos ensinam a ser.

Adriana - 4º Termo Jornalismo disse...

O comportamento dos sers humano esta ligado a convivência,nos dois casos podemos ver seres humanos, que após conviverem com seres de outras espécies,adotaram atitudes e açóes de acordo com essas espécies.No caso do menino selvagem,como ele já estava com a idade mais avançada do que as irmãs Amala e Kamala a tentativa de inclusão dele na sociedade foi mais lenta e difícil,mas nada que impedisse a convivência dele em uma sociedade de valores e costumes tão diferentes quanto a que eles estavam acostumados.
Diante de tudo isso é que podemos ver a importância da socialização e da civilização.
O indivíduo desenvolve os pensamentos e atitudes de acordo com a sociedade em que está inclusa.

Anônimo disse...

Luisi 4t jornalismo
Estes dois textos nos mostram a importância da vida em sociedade para o ser humana. Para ele se adeguar os costumes e sociabilizar com os outros.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Camila Congio 4º Termo 09140500

Os textos mostram a importância de ser viver em sociedade.
O caso do garoto selvagem e das irmãs Amala e Kamala mostram que são casos que mesmo não terem convivido em sociedade mas no meio de animais não os torna sem moral, ja que moral é o individual, costumes...

Anônimo disse...

Raison 4° Termo Jornalismo

Textos de Amala e Kamala e do Menino Selvagem:
Ambos os textos contam histórias de pessoas que não tiveram uma base social comum, como a que temos. Com isso se tornaram indivíduos irracionais perante o nosso mundo, porém não imorais já que estes foram submetidos à outro tipo de estilo de vida. A socialização de cada pessoa vai de acordo com a educação, costumes e comportamenetos que vão aprendendo ao londo da vida. Os três seres em questão ao serem inseridos na sociedade, sem dúvida, tiveram grande dificuldade de se adaptar à novos hábitos, o que não os impedem de, devagar, irem se acustumando com um novo mundo, mesmo que nunca se esqueçam de sua verdadeira origem.

Soellyn 4º Publicidade disse...

Acredito que a Pedofilia é um caso de de falta de ética, porem não é imoral pois se trata de um costume do povo islamico.
Já no caso das crianças criadas com animais é uma falta de ética e moral da parte das pessoas que as recolheram e fizeram estudos, obrigando os ao convívio social já que eles não tinham nenhuma noção de sociedade.

Anônimo disse...

É natural que, convivendo em determinada comunidade, nos adaptemos aos costumes e normas regidos por ela. Aprendemos a nos comportar de maneira "comum e normal" assim como os demais indivíduos dessa comunidade. Para que isso aconteça de maneira satisfatória é necessário que nos seja ensinado desde muito cedo, ou seja, ainda crianças. Nos casos citados podemos perceber que se estas crianças tivessem sido criadas em uma comunidade de caráter humano seriam exatamente com nós. Elas se adaptariam muito mais se lhes fossem ensinadas as normas e costumes que nos regem antes mesmo de já terem se adaptado a uma outra comunidade. Mas é interessante lembrar que, possuiam seus próprios costumes e por isso eram "socializadas","adaptadas" em seu grupo.

Aline Fernandes 4°Termo Publicidade

Lino Souza Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lino Souza Silva disse...

O que gostaria de falar nesse comentario é o basico o que nos faz diferente de tudo, chamado "HUMANO". Com a rotina de cada dia a VIDA que não percebemos apenas vivemos e com os anos achamos que somos mais experientes, mas na verdade aprendemos e refletimos em sala de aula aonde nos tornamos mais humanos. Somos introduzidos na sociedade, sem perceber vivemos nelas e aprendemos sobre governo e suas leis como algo normal que molda nosso caráter. Quando exemplos como esse fora do normal nos é mostrados enxergamos de maneira clara o ciclo de tudo que passamos contra nossa vontade ou seja "O NORMAL", ainda estamos o vivenciando.

Evandro disse...

Observando os dois casos é possível veer nitidamente aimportância de convivermos em um ambiente sociável. Pelo qual nos moldamos, imitamos as pessoas que nós cercam, aprendemos seus costumes, e em nosso caso... Vamos nos socializando através de regras e valores. Percebe-se que tanto Amala quanto Kamala e ainda Aveyron o menino lobo. Além de ter comportamentos e atitudes de animais, compartilham com eles o mesmo método de vida e algo curioso... Tem sua longividade muito curta (comparando ao tanto que vivemos), como os animais selvagens. Dá-se aí então a importância de nos socializarmos, desde aqueles primórdios da escala sociológica que primeiro nos socializamos com os pais os imitando, depois com parentes (tios e tias) e quando estamos já em um certo grau de conhecimentos agregados e moldados as regras da sociedade e cultura a qual vivemos, passamos a nos humanizar ainda mais, convivendo com pessoas de fora, com outro ângulo de visão, iniciando-se então a vida escolar do indivíduoe com ela a chegada de muitas culturas diferentes o nosso cíclo de diversividade se aumentando, o gosto e aceitação de novos valores como infinitas outras coisas que nos cercaram até o último dia de nossas vidas, sempre a cada dia mais procurando nos socializar e humanizar. Mais tudo isso, só é possível, graças aos nossos primeiros êlos de civilização com pai e mãe, pois se não os tivéssemos logo de início, ou seríamos fruto de algo parecido com as crianças destes casos, ou ainda uma nova espécie de animal (como todos somos), vivendo a medida do que conseguimos abstrair de nosso dia-a-dia.

Aluno: Evandro Mesquita, 4º Termo, Publicidade e Propaganda

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG