Caros alunos...
A semana de provas chegou!
Nunca um assunto me chamou tanta a atenção, quando se refere à Educação, quanto a AVALIAÇÃO...
Confesso que já li algumas pesquisas e alguns artigos e até hoje não consegui descobrir algo que me convença de que é possível quantificar o conhecimento apreendido por alguém...
Também não encontrei nada que me faça mudar de ideia de a avaliação é uma importante ferramenta (ou deveria ser) diagnóstica das etapas superadas ou não.
O fato é que elas são temidas por todos. Nunca fui a favor da semana de provas! Acho massante e cria um mal hábito nos estudantes: estudar de véspera... Mas cada instituição se organiza como pode.
Eu gostaria de lançar, a partir de agora, uma campanha com o tema: "Avaliando a avaliação" e gostaria de "ouvir" a opinião e as discussões de vocês colegas professores e alunos para que possamos melhorar nossa comunicação e pensarmos em avaliações mais justas e menos disciplinadoras. Levantar pontos positivos / negativos e relatar novas experiências avaliadoras seria de grande enriquecimento para todos.
Abraço.
5 comentários:
Júlio, tenho até hoje anotado e guardado o esquema de avaliação que o sr. usa, que faz com que cada pergunta avalie a etapa de aprendizado do aluno, acho aquilo valioso e aplicável em outros assuntos do cotidiano (chama-se Taxonomia de Bloom, para quem quiser pesquisar mais sobre).
As avaliações hoje em dia são muito mal-vistas pelos alunos, são taxadas de "fode-vida", o que complica com o trabalho do professor. Dinâmicas podem até ser uma forma alternativa de avaliar o aluno, mas desde que sejam interessantes e realmente esclarecedoras. O esquema é: interesse e liderança do professor. Se o professor não souber liderar uma sala (ou várias salas, que é mais difícil ainda), o sucesso demora a vir.
Grande abraço, professor, saudades das suas aulas!
http://www.unesp.br/aci_ses/revista_unespciencia/acervo/29/ponto-critico
talvez nos ajude nessa reflexão!!
Olá Professor Júlio!
Ainda acredito que o domínio da norma culta da linguagem é de suma importância em um processo avaliativo, por isto vejo as avaliações escritas e dissertativas como ferramenta de extrema necessidade. Mas está aí a 'grande sacada', dentro de um processo avaliativo. Outros recursos também precisam ser usados, recursos esses que possibilitem aos alunos mostrarem outras habilidades e competências. Que sejam definidos pelos professores porém, repassados aos alunos de forma objetiva e clara. O aluno tem o direito de saber o que se quer dele. Digo isto porque ouço com frequencia justificativas do tipo: 'sua nota foi tal mas sua média é esta porque avaliei o todo'; pergunto, que todo? Quanto à forma dissertativa... temida não somente por alunos. Grandes escolas, grandes professores teem fugido dessas correções... precisa de muita leitura, domínio do conteúdo, e critérios rigorosos na correção. Múltipla escolha sistematiza a correção das avaliações, diminuiu a possibilidade de questionamentos e agiliza a entrega das notas... mundo moderno, das superficialidades. Sou a favor dos trabalhos em grupo que fortalessem o sentimento de equipe, não os escritos, pra isto existem as avaliações dissertativas. Sou a favor de dinâmicas, de debates. É claro, que tudo isto somente funciona em salas de aula onde os professores conhecem seus alunos, onde a superficialidade fique no lado de fora da sala. Ah! Disciplina é fundamental para o bom êxito de qualquer atividade. Minha sala não é disciplinada????? Então antes mesmo de avaliá-la preciso rever meus métodos, minha didática e fazer acontecer.
A avaliação tornou-se o centro da aula, em torno do qual tudo gira, alunos não estão preocupados em adquirir conhecimento, se posicionando lado a lado com os professores para um melhor entendimento das matérias aplicadas, alicerçando-se no conhecimento como base da sua futura profissão, em vez disso, se importam somente com a matéria que devem “decorar”, para que se possa tirar boas notas nas provas.
A avaliação deve ser encarada como uma avalia de conhecimento para que se dê início à uma nova etapa na vida acadêmica e não como uma prática ameaçadora e autoritária.
Vejo que não só os alunos deveriam ser avaliados em relação ao conhecimento atingido, mas também os professores, se desempenharam bem sua função ou não, afinal estão ali pra ensinar e não para serem carrascos opressores de suas vítimas.
Penso eu, que o professor deve ser nosso educador, ensinando-nos para que possamos sair da faculdade preparados para o mercado de trabalho, mas acho que alguns professores muitas vezes usam a avaliação para atribular o aluno, tenho visto por aí, alunos de outras universidades se queixando de professores arrogantes que querem esfregar na cara dos alunos seu grau conhecimento, professores que abordam uma linguagem técnica abusiva com alunos recém chegados nas universidades, tratando o corpo dicente como inferiores. A escolha de tal profissão: ” a de educador”, deve ser feita com carinho, pois se deve pensar que o trabalho deste é passar o seu conhecimento para os alunos. Não vejo fundamento em avaliar um aluno de forma tal, como a infundada semana de prova, porque enquanto muitos alunos se dedicam ao estudo um bimestre inteiro, e às vezes acabam tendo nota mediana, ou por incompreensão da matéria ou por pressão das provas, outros que fazem brincadeiras importunas, pouco prestam atenção na aula, acabando por atrapalhar a aula de quem realmente esta interessado, se empenham em colar, e acabam tirando notas boas.
Fico feliz por saber que o método de avaliação está sendo questionado, criando assim uma nova perspectiva de profissionais merecedores de seus títulos mediante seus esforços durante a vida acadêmica.
Tenho uma critica a fazer com relação as questões de alternativas com alto valor na prova; Questões com peso 2 a 3 pontos, em provas que geralmente valem 7 pontos, se nós errarmos uma questão desse tipo, já "bombamos" na prova; Se esses tipos de questões fossem dissertativas, talves conseguiriamos pelo menos metade desses pontos, o que não nos prejudicaria muito.
Obrigado pela oportunidade professor.
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