Pesquisa no Blog

quarta-feira, 15 de julho de 2015

SOMOS TODOS "JUÍZES"

Por Carolina Mussolini
 
Uma imagem que vi recentemente define bem a atual situação que vivemos, algumas pessoas leem uma situação, ou veem uma imagem nas redes sociais e já começam a “atacar” lançando suas opiniões, muitas vezes venenosas. Como mostra a imagem (acima), entram nas redes sociais e já se tornam “juízes”.
Não condeno as pessoas expressarem suas opiniões, e acredito que isso é muito válido para a discussão de conceitos e crescimento dos próprios seres, mas julgar sem saber a real história e lançar ataques, muitas vezes, preconceituosos, isso sim eu reprovo. Os exemplos são vários, o caso da apresentadora do quadro do tempo do Jornal Nacional, da Rede Globo, Maria Júlia Coutinho, que recebeu comentários racistas na rede social é inadmissível. Ou então, as pessoas que ridicularizam o bolo feito por uma confeiteira voluntária para uma garota em estado terminal.
Mesmo após revelado o motivo da produção do doce, as pessoas ainda avacalhavam com a aparência do produto. Acredito que isso ocorra, nas redes sociais, pois lá as pessoas se encorajam a tomar uma voz, já que estão “escondidas” pela tela do computador ou smartphone. Todos se tornaram “juízes” e “avaliam” tudo, sem nem ao menos saber o que é ou não verdade.
Mas o meu questionamento é o seguinte, o que essas pessoas que saem julgando a esmo sem ao menos saber o porquê, têm a ganhar? E volto a falar da imagem, todos se tornaram “juízes”, mas sem conhecimento da real história que o fato carrega. Não é preciso que todos sejam jornalistas para esgotar as versões dos fatos, mas ao menos certificar-se se é ou não verdade, antes de “julgar um fato”. E esta ação deve ser muito bem pensada, pois além de magoar a vítima pode render para o provocador um processo por cyberbulling. Mas, podem acreditar, as marcas que essas vítimas de preconceito sofrem são bem maiores que o resultado de um processo judiciário. E você, também é um desses “juízes”?
 
CAROLINA MUSSOLINI é Jornalista, Mestre em Literatura, especialista em Comunicação Empresarial. Atua como docente com as disciplinas de Jornalismo Impresso e On line, Marketing e Empreendedorismo, além de ser uma colaboradora do nosso blog.

Nenhum comentário:

DIRETO AO ASSUNTO - TEMAS DO BLOG